Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Manutenção da Selic Deixa País Entre 5 Que Mais pagam

Com elevação da taxa, País cai da segunda para a terceira colocação e, se houver queda, vai para o quarto lugar na lista


O Brasil deve se manter entre cinco os países que pagam mais juros, independentemente da próxima decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir, elevar ou manter a taxa básica de juro (Selic) - atualmente em 8,75% ao ano. Caso a taxa suba 0,25 ponto percentual, o País cai da segunda para a terceira colocação e, se houver queda de 0,25 ponto percentual, vai para o quarto lugar na lista.

Atualmente, a taxa real de juros do País dos últimos 12 meses, descontada a inflação do período, está em 6,1%, menor apenas que a da China, com 6,8%. Na sequencia aparecem as da Argentina (5,4%), Turquia (5%) e Malásia (4,9%). Mesmo num cenário de manutenção da Selic, a projeção para o Brasil no próximo ano cai para o quarto posto (4,3%), com a subida da Argentina e da Malásia.


Em caso de queda, o País fica com taxa esperada de 4% e caso a Selic seja elevada, na terceira posição do ranking equiparado a Malásia, fica com 4,5%.


Segundo ranking mundial de juros divulgado pela consultoria Uptrend, a recente decisão de cobrar 2% de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em investimentos estrangeiros deve reduzir a competitividade brasileira na captação de recursos.


Com a atual política adotada pelo Banco Central, o Brasil está na quarta posição do ranking de juros nominais, atrás somente da Venezuela (18,13%), Argentina (11,15%) e Rússia (10%). A média geral feita com base nas 40 principais economias ficou em 3,13% e as últimas colocações da lista foram, respectivamente, da última para a antepenúltima, Cingapura (0,01%), Japão (0,1%) e Estados Unidos (0,12%).


Fonte: FinancialWeb.

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.