Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

As finanças do futebol na América do Sul


Não existem dúvidas que o continente Sul Americano é o continente que reune os adeptos mais apaixonados pelo futebol, esse facto tem também sido o principal suporte financeiro do futebol por essas paragens nos últimos anos. Existem no entanto diferenças na organização económica dos clubes na região, enquanto por exemplo no Chile os clubes são na maioria administrados por sociedades sem fins lucrativos, na maioria dos países predominam as administrações de sociedades civis.


A principal fonte de receita dos clubes Sul Americanos, continua a ser a venda de jogadores para países estrangeiros, receitas essas que nos últimos anos têm mantido os orçamentos dos principais clubes do Brasil, Argentina e Uruguai. Já no Equador e no Chile, as receitas provenientes dos direitos televisivos, publicidade e bilheteira, são tão ou mais importantes que as receitas da venda de jogadores.


A fragilidade económica dos clubes é um mal generalizado, sendo que na América do Sul a sua incidência é maior. O maior exemplo é o Brasil onde os seus clubes vendem anualmente e há já mais de 15 anos, centenas de jogadores para ligas estrangeiras, contudo vários dos seus clubes continuam apresentam resultados operacionais negativos com alguma regularidade.


Como referimos no inicio, o sucesso económico do futebol Sul Americano passa pelos seus adeptos. As receitas dos clubes está fortemente relacionada com o número de adeptos e apoiantes que cada equipa consegue reunir, o aproveitamento dessa circunstância é uma forte alavanca para a valorização das marcas dos clubes. Dessa forma e se retirar-mos a venda de jogadores, a capacidade para gerar receitas através da publicidade e de patrocinadores é o ponto mais forte da indústria do futebol Sul Americano.


A fidelidade dos adeptos possibilita às empresas que investem no futebol uma difusão em massa dos seus produtos através dos meios de comunicação, tornando apetecível a associação de uma marca a um clube de futebol.


As perspectivas para o futuro do futebol Sul Americano, passam pelo aumentos das receitas dos clubes e pela reavaliação e renegociação dos contratos de direitos de transmissão televisiva. Será necessário continuar a angariar novos patrocinadores através da demonstração dos resultados positivos em termos da divulgação de produtos pelos adeptos, no entanto para que os clubes melhorem a sua situação economica e financeira, serão necessárias melhoras na administração das suas finanças.


PS.: Artigo em Português de Portugal.


Fonte: Futebol Finance.

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.