Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Bovespa Está Surda aos Indicadores Técnicos


O mercado brasileiro vive um ano complicado, com o Ibovespa acumulado queda de mais de 20% na primeira metade de 2013. Contudo, de julho para cá, temos observado uma boa recuperação no principal índice de ações da bolsa brasileira, acumulando no período ganhos superiores a 8%. O movimento ascedente no curto prazo, no entanto, tem causado algumas distorções nunca vistas antes na Bovespa, tornando ainda mais difícil o exercício natural dos analistas de projeção dos próximos passos da bolsa.

Segundo Márcio Noronha, que possui 47 anos de história no mercado de ações e atualmente é analista técnico da Timing Investimentos, o descolamento recente entre o Ibovespa à vista e os contratos futuros do índice com vencimento em outubro de 2013 - negociado na BM&FBovespa sob o código INDV13 - é determinante para reforçar sua tese de que o mercado "parece estar surdo ao que os indicadores técnicos estão dizendo".

Naturalmente, o Ibovespa Futuro opera com uma pontuação maior que do Ibovespa à vista, já que sua pontuação reflete o "preço" do Ibovespa acrescido da taxa de juros do período. Contudo, temos visto um movimento oposto: na última segunda-feira (26), o Ibovespa à vista fechou a 51.429 pontos, enquanto o contrato do Ibovespa Futuro ficou em 50.880 pontos.

De acordo com Noronha, há muitos anos não era visto esse descolamento como o que está ocorrendo desde o último rolamento de contrato do índice futuro, que ocorreu no último dia 19. "Em condições normais, seria como se o futuro estivesse indo na frente para mostrar o caminho a ser seguido pelo índice à vista", disse.

Por que não cai?

Com isso, era de se esperar uma queda iminente na Bovespa, diz o grafista. Mas pelo menos até agora, o mercado está indiferente ao que os indicadores técnicos estão dizendo, dando prioridade ao ingresso de investimento estrangeiro, tanto no mercado à vista quanto no futuro. Do final de julho até 23 de agosto, o saldo de estrangeiros em Ibovespa Futuro - isto é, a diferença entre posições compradas e vendidas no contrato do índice - passou de 165,6 mil contratos negativos para 15,6 mil contratos positivos.

Em função disso, Noronha continua avaliando o mercado como de difícil leitura, já que apesar da sinalização baixista, os estrangeiros estão bem alinhados para um movimento ascendente do índice - vale lembrar que eles respondem por mais de 40% do total de negócios realizados na Bovespa. "A melhor pista para descobrir determinados tipos de crime é tentar seguir o dinheiro para descobrir o assassino. Parece que aqui no mercado também", conclui Noronha, referindo-se ao movimento do dinheiro na contramão do que os estudos mostram.

Fonte: Infomoney.

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.