Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dinheiro de Plástico



O uso do dinheiro de plástico, o chamado cartão, torna-se a cada dia uma realidade na vida dos brasileiros. Essa modalidade de pagamento surgiu nos Estados Unidos por volta de 1920 e no Brasil em 1956, sendo inicialmente um cartão de compra e não de crédito. Foi no ano de 1968 que ocorreu o lançamento do primeiro cartão de crédito por aqui.

Temos no nosso país uma entidade que representa oficialmente o segmento de meios de pagamentos eletrônicos. Trata-se da Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Fundada em 1971, é formada por instituições financeiras e administradoras, credenciadoras, processadoras e outras empresas integrantes do setor de cartões. A entidade instituiu recentemente um selo de boas práticas para atestar o cumprimento das normas de autorregulação. 

Como vivemos em um mundo mais veloz e em constante transformação, onde as pessoas buscam mais conveniência e segurança, o uso de cartões é uma adaptação a uma nova forma de vida, que impõe uma convivência intensa com a tecnologia.

A utilização de cartões, principalmente de débito e crédito, modificou a funcionalidade do mercado financeiro, fazendo com que as operações de compra e venda ficassem mais rápidas e muito mais seguras.

Os tipos e funcionalidades principais do dinheiro de plástico são: cartão de crédito - é a forma de pagamento utilizada na aquisição de produtos e serviços em estabelecimentos comerciais na qual o portador recebe a fatura em um prazo seguinte; cartão de débito - havendo saldo/limite disponível, o débito do valor da compra é efetuado de imediato no momento da transação; cartão próprio de estabelecimentos (private label) - é o chamado cartão de loja, que facilita a compra de produtos/serviços; cartão afinidade, que apoia campanhas sociais e serve para atender segmentos específicos; e o cartão empresarial - plástico utilizado por empresas ou governos para atender determinadas necessidades dos principais executivos no desenvolvimento de suas atividades profissionais. Existem, ainda, diversos outros tipos de cartões que surgem para facilitar as transações financeiras.

Para entender melhor o interesse do brasileiro pelo dinheiro de plástico, registro o trabalho que foi divulgado recentemente pelo Banco Central (BC), que aborda a relação do brasileiro com o dinheiro.

Na pesquisa, verifica-se uma evolução significativa na posse do dinheiro de plástico por parte dos brasileiros no período entre 2007 e 2010.

Os cartões de crédito e débito evoluem na sua utilização, enquanto a posse de cheques permanece inalterada e em um índice inferior ao registrado pelos cartões. No entanto, o dinheiro vivo ainda continua sendo a forma de pagamento mais usada pela população brasileira em suas transações.

A minha opinião é a de que o dinheiro de plástico estará cada vez mais presente na vida dos brasileiros, independentemente da sua classe econômica, e os novos avanços tecnológicos irão popularizar mais ainda esse meio de pagamento, contribuindo também para a inclusão financeira da população.

Fonte: Brasil Econômico.

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.