Rendimento do FGTS Neste Ano Será o Menor da História

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) terá, em 2009, o menor rendimento desde sua criação, em 1966. Em razão da queda da taxa básica de juros, o governo teve de reduzir a TR (Taxa Referencial), que faz a correção das contas do FGTS e das cadernetas de poupança, informa reportagem de Marcos Cézari para a Folha.
O recorde indica que o poder de compra do valor depositado no FGTS vem diminuindo. Neste ano, a correção total do fundo (incluindo a TR mais juros) será de 3,90% --reajuste abaixo dos 4,27% que o mercado projeta para a taxa de inflação.
Há polêmica na forma de calcular o rendimento do FGTS: enquanto o governo defende a inclusão dos juros de 3% ao ano, outros cálculos computam apenas a TR. Considerando a inclusão dos juros, os trabalhadores tiveram prejuízo em, no mínimo, sete dos últimos dez anos. O Senado tem um projeto de lei prevendo mudanças na forma de correção.
Segundo Mario Avelino, presidente da ONG Instituto FGTS Fácil, o uso da TR já resulta em prejuízo acumulado de R$ 53,48 bilhões para todos os trabalhadores que têm conta no FGTS.
Veja, também:
Projeto quer mudar a correção do FGTS
Senado aprova projeto que prevê fim dos 10% sobre FGTS em 2012
Lula libera FGTS para consórcio de imóvel
Fonte: Folha Online.
Postar um comentário