Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Petrobras Anuncia Descoberta de Petróleo em Angola



A estatal petrolífera de Angola, Sonangol, e a Petrobras encontraram um novo campo de petróleo 1.500 metros abaixo do leito oceânico, no bloco 18/06 em Angola, informou a agência de notícias estatal Angop nesta terça-feira.

O poço, a cerca de 200 quilômetros ao norte de Luanda (capital), produziu petróleo de excelente qualidade, informou a Angop, citando um comunicado das duas empresas.

A Petrobras é a operadora do bloco com participação de 30%. A Sonangol Sinopec International tem 40%, a Sonangol P&P tem 20%, a Germinas 5% e a Falcon Oil os 5% restantes.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, disse na semana passada que a Petrobras está interessada em desenvolver a exploração de petróleo em águas ultra profundas de Angola, na chamada camada pré-sal.

"Um diretor da Petrobras teve uma reunião com o ministro de economia de Angola e lhe disse que a Petrobras, que está presente aqui, tem um grande interesse em trabalhar na perfuração em uma área que chamamos de pré-sal --águas profundas e ultra profundas", disse então o ministro.

Angola tem uma formação rochosa subaquática similar à do Brasil, que em 2007 descobriu uma reserva de cerca de 8 bilhões de barris de petróleo no pré-sal do campo de Tupi.


Irã

Ontem o diretor da Área Internacional da companhia, Jorge Luiz Zelada, disse que a Petrobras poderá devolver os dois blocos que opera no Irã e fechar o escritório no país, depois de terem sido perfurados dois poços no país até o momento, sem que tenham sido encontrados sinais de hidrocarbonetos.

"Vamos avaliar nossa permanência no país", afirmou Zelada a jornalistas, após participar de evento sobre energia no Rio.

Questionado se uma eventual saída do Irã poderia ter motivação política, ele negou. "Será uma decisão puramente técnica. Se não há receita, não tem como sustentar um escritório", afirmou.


Fonte: Folha Online.

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.