Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Trabalhador Brasileiro: o Mais Caro do Mundo



Mesmo tendo um dos mais baixos salários mínimos do mundo (o Brasil tem o 16º pior salário em uma lista de 24 países latino-americanos), o custo do trabalhador da indústria brasileira é o maior entre 34 países de todo o mundo que constam em um levantamento inédito realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

A pesquisa mostra que os encargos trabalhistas correspondem a quase um terço (32,4%) dos custos com mão de obra na indústria de transformação brasileira. O estudo tomou como base um levantamento realizado pelo Departamento de Estatística do Trabalho dos Estados Unidos (BSL). Os dados mostram que o índice no país é 11 pontos percentuais acima da média das demais nações pesquisadas. 

No confronto com outros países emergentes, como México (27%) e Argentina (17%), o custo do trabalhador no Brasil chega a ser quase o dobro. O presidente do Conselho de Relações Trabalhistas da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Osmani Teixeira de Abreu, considera o alto custo do trabalho um obstáculo para o crescimento da indústria. "A indústria do Brasil compete no mercado internacional, e todos esses custos e encargos acabam refletindo no preço final do produto", afirma. 

"Além disso, já existe uma enorme carga tributária e um alto custo logístico que comprometem ainda mais a indústria", finaliza. 

Desindustrialização. Na avaliação do dirigente, o aquecimento do mercado interno ainda tem garantido um desempenho razoável para a indústria, mas há risco de retração no setor.

"Existem indústrias em que o custo da mão de obra representa 60% de todos os gastos. Estas, certamente, sofrem mais e correm o risco do alto custo inviabilizar sua atividade".

Fonte: O Tempo.

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.