Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

terça-feira, 5 de julho de 2011

O Curso de Ciências Atuariais



Unir Ciências Exatas, Matemática e Legislação em uma única graduação é o diferencial do curso de Ciências Atuariais. A carreira, que tem por objetivo formar um profissional apto a trabalhar com análise e mensuração de riscos, é uma das que mais crescem no Brasil. Hoje, o mercado de trabalho oferece um grande número de vagas no país, especialmente na área de Seguros em grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro.

Oferecido desde 2000 na PUC-Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), o curso acaba de formar (em julho de 2004) sua primeira turma na universidade com o indicativo positivo de ter encaminhado boa parte dos alunos ao mercado de trabalho, inclusive, na própria Belo Horizonte, que já passa a reconhecer a importância da atuação deste tipo de profissional.

Perfil do profissional

O estudante de Ciências Atuariais deve, sobretudo, gostar de Ciências Exatas e Legislação, suas principais "ferramentas" ao longo dos 4 anos da graduação e também de toda sua jornada profissional. Além disso, é necessário ter bons conhecimentos de informática e fluência no idioma inglês, já que a maior parte da bibliografia referente à profissão do Atuário é neste idioma.

Entre as disciplinas específicas oferecidas na grade curricular do curso estão: Teoria Geral do Seguro, Matemática Atuarial Aplicada para a Previdência, Legislação do Seguro e da Previdência, Análise de Investimentos, Matemática Financeira, Contabilidade Aplicada a Seguros e Auditoria de Seguros.

Mercado de trabalho

Em expansão, a carreira conta com poucos profissionais especializados e um bom número de ofertas, o que em um cenário econômico problemático como o do Brasil, torna-se grande vantagem para os jovens que pretendem ingressar em uma profissão. Para Ellen Cristina da Silva Souza, 22 anos, graduada na primeira turma de Ciências Atuariais da PUC-Minas, o mercado de trabalho não podia ser mais convidativo. A estudante já encontrou uma colocação e pôde pôr em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. "Para mim é uma experiência fenomenal", diz empolgada.

A jovem, que divide seu tempo fazendo avaliações atuariais, cálculos de reservas, análise de estatutos e acompanhamento da legislação para uma consultoria, afirma que além da área de seguros, as possibilidades para a profissão são muito amplas. "O mercado está crescendo cada vez mais à medida que as instituições financeiras, fundos de pensão, seguradoras e planos de saúde têm conhecimento da existência do curso. Com isso, o atuário vê ampliado seu campo de atuação", garante Ellen.

Grandes pólos como Rio de Janeiro e São Paulo são os que mais oferecem vagas, embora outras capitais como Belo Horizonte e Brasília já reconheçam a profissão e ofereçam excelentes oportunidades. "A remuneração média de um atuário junior gira em torno de R$ 2.000,00. Mas conheço recém-formados que ganham até mais do que isso dependendo da região onde optaram trabalhar", diz.

Portanto, como dica aos estudantes, Ellen faz questão de afirmar que em todo o Brasil há campo para o atuário, basta que o profissional tenha força de vontade para alcançar sucesso na carreira. "A partir do momento em que você decide fazer o curso não pode ter limites geográficos de campo de trabalho. Primeiramente pela globalização das informações e do nosso próprio mercado e, em segundo lugar, pelo tipo de função que, muitas vezes, exige um deslocamento para atender clientes", encerra.

Fonte: Universia.

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.