Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Pontualidade de Pagamentos das MPEs cai para 95,3% em Julho

Recuo no mês foi puxado pelas empresas industriais, apontou Serasa Experian.


A pontualidade de pagamentos das micros e pequenas empresas atingiu, em julho de 2010, o patamar de 95,3%. Assim, a cada mil pagamentos efetuados durante o mês passado, 953 foram quitados à vista ou com no máximo sete dias de atraso.

Em relação ao mês anterior (junho/2010), houve queda de 0,1 ponto percentual na pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas, recuo este que foi puxado pelas empresas que atuam no setor industrial, cuja pontualidade caiu de 95,3% (junho/10) para 94,8% (julho/10). Nos demais setores as pontualidades de pagamentos, em julho/10, situaram-se praticamente nos mesmos níveis observados em junho/10, sendo de 95,3% no comércio (queda de 0,1 ponto percentual em relação ao mês anterior) e de 95,3% no setor de serviços (estabilidade em relação ao verificado em junho/10).

De acordo com os economistas da Serasa Experian, as paralisações da atividade fabril nos dias de jogos da seleção brasileira durante a Copa da África e o período de férias escolares afetaram a geração de caixa das empresas industriais, criando dificuldades para que honrassem, com maior pontualmente os seus compromissos financeiros durante o mês de julho. Todavia tal situação deverá ser normalizada ao longo dos próximos meses dado que, sazonalmente, os níveis de pontualidade dos pagamentos durante o segundo semestre são superiores aos do primeiro semestre. Isso ocorre porque o dinamismo econômico é maior na segunda metade do ano em razão do Natal e da entrada da segunda parcela do 13º salário na economia.

O valor médio dos pagamentos efetuados pontualmente recuou 1,3% em julho/10 frente ao mês de junho/10, atingindo o valor de R$ 1.476,27. Em comparação ao mesmo mês do ano passado (julho de 2009), o valor médio dos pagamentos pontuais apresenta queda de 3,7%. Todavia, tais recuos anuais estão perdendo intensidade, sinalizando que a melhora das condições de crédito para as micros e pequenas deverá elevar, gradativamente, os volumes médios negociados ao longo dos próximos meses. 

Fonte: FinancialWeb.

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.