Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Confusão Proposital Envolve Fusão entre TAM e LAN



Ainda está confusa a união entre a TAM e a LAN Chile em relação à organização do capital e à compra. Mas é uma confusão proposital, porque a lei brasileira proíbe que companhias de aviação tenham mais de 20% de capital estrangeiro. Essa limitação, para mim, está ultrapassada, o mais importante é a eficiência e o Brasil está precisando de injeção de capital.

Mas ela está para ser alterada pelo Congresso. Há um projeto que prevê elevar para, no mínimo, 49% a participação de capital estrangeiro em empresas de transporte de passageiros. Tomara que se tome uma decisão mais liberal, mais ainda não está tomada.

Portanto, a operação fica toda esquisita, porque tem de apresentar como se não fosse compra, quando é. Hoje, o Valor Econômico fala em absorção da TAM pela LAN, mas ela não pode ser absorvida, senão, vira empresa estrangeira.

A Latam, a fusão das duas empresas, terá 71% de capital da LAN e 29% da TAM. Se o conjunto dos acionistas da primeira terá essa participação, ela será uma companhia chilena, e não brasileira. As duas famílias - Amaro e Cueto (a família dominante na LAN) - terão 38%, mas 24% serão da segunda. Também estão dizendo que a gestão será compartilhada, mas na verdade, as empresas têm valores de mercado totalmente diferentes.

Eles estão querendo apresentar a operação de uma forma muito confusa, exatamente para ninguém entender quem comprou quem. Está mal explicado, porque eles têm de contornar uma proibição legal, que está caduca e tem de ser revista.

Da perspectiva do consumidor, acho que tem de vir mais capital estrangeiro para cá para haver mais competição e melhorar o tráfego áereo de passageiros no Brasil. 

Fonte: Blog da Miriam Leitão.

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.