Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Brasil Vive Momento Ambíguo, Mostra Financial Times

Parte da imprensa internacional publica ora um artigo laudatório sobre o Brasil, ora uma crítica exaltada.


Enquanto grande parte da imprensa internacional publica ora um artigo laudatório sobre o Brasil, ora uma crítica exaltada, o jornal britânico Financial Times trouxe nesta quinta-feira, 12, duas reportagens que tentam mostrar de forma equilibrada “A complexidade por trás da recuperação do Brasil”, como diz, no site, o título de uma delas.

“Os investidores tiveram que lutar contra tendências conflitantes: o poder do mercado doméstico em rápido crescimento e o fato de que a sorte de algumas grandes companhias ser ditada por forças externas”, afirma o jornal.

O diário ouviu Nick Robinson, da Aberdeen Asset Managers em São Paulo, para quem há “incertezas” quanto aos planos do governo sobre a Petrobrás, mas os investidores conseguirão “tirar vantagem” da emissão de ações que a empresa deve fazer em setembro, estimada em aproximadamente US$ 25 bilhões.

O petróleo, assim como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, atraem “enormes somas de dinheiro” ao País. Por outro lado, os investimentos estrangeiros no País estão esfriando, e eles representam um terço das negociações diárias no mercado de ações de São Paulo e dois terços das emissões de ações por companhias brasileiras.

Essa situação ambígua leva o mercado brasileiro a fazer uma gangorra: a queda acumulada no ano está em 4,9%, mas o nível atual é 23% superior ao verificado no pior momento de 2010, em 20 de maio.

Em relação às eleições, Robinson diz que com Dilma Rousseff o setor imobiliário estará seguro porque ela dará continuidade ao programa Minha Casa Minha Vida, mas haverá preocupações sobre companhias privadas que têm um monopólio natural, como a BM&FBovespa.

Fonte: O Estadão.

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.