Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Os 10 Times de Futebol mais Valiosos do Mundo

Lista elaborada pela revista Forbes é dominada por equipes europeias.


Manchester United, o mais bem-sucedido do futebol inglês e lider da lista

O país que inventou o futebol conta com o time mais valioso do mundo. Segundo a revista americana Forbes, o Manchester United vale 1,84 bilhão de dólares. O clube inglês, um dos mais populares do mundo, faz por merecer. Por cinco anos seguidos, o Manchester foi campeão inglês – à exceção deste ano, que perdeu o título para o rival Chelsea -, além de levar a Liga dos Campeões (UEFA) e o Mundial de Clubes em 2008. O time conta com craques como o inglês Wayne Rooney, tido como a promessa da seleção inglesa na Copa da África do Sul – mas que teve uma atuação apagada.

Tanta popularidade – são cerca de 333 milhões de torcedores no mundo todo, segundo o clube – e bons resultados nos gramados elevam a receita do time. A Nike segue como patrocinadora e fornecedora de material esportivo do time que paga 470 milhões de dólares mais 50% de participação em merchandising até 2015. As altas cifras também estão nas dívidas. Depois de ser comprado pelo empresário americano Malcom Glazer em 2005, o débito do time vem crescendo. Hoje as dívidas do time somam 839 milhões de dólares.

 

Real Madrid, recordista de vitórias na UEFA

Iker Casillas, Sergio Ramos, Xabi Alonso... Os nomes soam familiares? Se não, a Copa do Mundo da África ficou de fora da sua programação. Os três jogadores foram responsáveis pela vitória inédita da Espanha em mundiais. A estratégia do Real Madrid é investir em jogadores-marca. O time conta também com o brasileiro bom moço Kaká e o português espalhafatoso Cristiano Ronaldo para atrair mais atenção à equipe. A compra dos dois jogadores foi avaliada em 222 milhões de dólares.

Mesmo com o reforço, o Real Madrid não ganhou nada na última temporada, mas o clube continua bem cotado: 1,32 bilhão de dólares. Só a receita de mídia saltou de 35 milhões de dólares para 563 milhões de dólares. O contrato com o grupo de mídia espanhol Mediapro garante ao Real Madrid um total de 1,5 bilhão de dólares na temporada de 2013-2014. Nada mal para o clube eleito o time do século 20, em 2000, pela Fifa. Além disso, a equipe é recordista de vitórias da Liga dos Campeões com nove títulos.

 

Arsenal, controle compartilhado

O popular clube inglês foi avaliado em 1,18 bilhão de dólares. Apesar de figurar na terceira posição da lista da Forbes, nos últimos anos a equipe deixou a desejar nos gramados. O Arsenal conta com 13 títulos na Liga dos Campeões (o último deles em 2004), na Premier League e 10 vitórias na FA Cup (pela última vez em 2005). Os fracos resultados, porém, foram insuficientes para atrapalhar a tradição do time e diminuir sua torcida de 27 milhões de torcedores no mundo todo. Além disso, o time conta com craques como o atacante Thierry Henry, um dos responsáveis pela vitória da seleção francesa contra o Brasil na Copa do Mundo de 2002.

Fundado em 1886 por trabalhadores da fábrica de armas Woolwich Arsenal Armament Factory, o clube hoje passa por mudanças em sua gestão. A empresária Indiana Lady Bracewell-Smith – quarta maior acionista do time – deseja encontrar um comprador para sua parcela de 15,9%. Um dos possíveis compradores é o milionário americano Stanley Kroenke, que já detém 29%. Kroenke também controla dois grandes times nos Estados Unidos -- o Colorado Avalanche e o Denver Nuggets. Os fãs do Arsenal são contra essa nova mudança de controle no time. Eles defendem um controle compartilhado.

 

Barcelona, catalão de nascimento, suíço de criação

Bons resultados em campo garantem bons rendimentos a um time, além da fama que ele tem. No caso do Barcelona, avaliado em 1 bilhão de dólares, não foi diferente. A equipe ganhou o campeonato espanhol, a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes da Fifa em 2009, e o campeonato espanhol deste ano. Como resultado de uma boa temporada, as receitas com transmissão de jogos do time atingiram 222 milhões de dólares, contra 59 milhões de dólares na temporada passada.

A equipe espanhola conta com craques como David Villa, o atacante da seleção espanhola e um dos principais responsáveis pela vitória histórica na Copa da África do Sul, o argentino Lionel Messi, o sueco Zlatan Ibrahimovic. A diversidade de craques – o que caracteriza os times europeus – também acontece no Barcelona, desde sua criação, em 1899. Na época, o ex-jogador suíço Hans Gamper fez um anúncio num jornal local buscando atletas que desejassem formar um time da cidade. O resto é história.

 

Bayern de Munique, de Franz à Franz

O mais famoso e bem-sucedido time alemão foi campeão nacional, venceu a Copa da Alemanha e vice-campeão da Champions League neste ano. Tanto sucesso fez o time ser cotado em 990 milhões de dólares.

A melhor fase do time, no entanto, aconteceu no final dos anos 60 e início dos anos 70, quando o time era liderado pelo “Kaiser” Franz Beckenbauer, ao lado do atacante Gerd Müller e do goleiro Sepp Maier. Nessa época, o time ganhou três Copas Europeias seguidas entre 1974 e 1976. O time foi fundado em 1900, por Franz John jogador, então jogador do MTV 1879, e mais e dez colegas que estavam cansados das condições nas que tinham que jogar.

 

Liverpool, o papa-troféus

Os números do Liverpool mostram como o time faz parte da história do futebol inglês. Avaliado em 822 milhões de dólares, o time foi 18 vezes vencedor da Liga dos Campeões, cinco vezes campeão europeu e três vezes vencedor da Copa da UEFA. Entre as décadas de 60 e 80, a equipe dominou os campeonatos ingleses e europeus, sob o comando do empresário Bill Shankley. Apesar de tantos bons resultados, o time vem amargando um período de seca. O Liverpool ganhou a última Liga dos Campeões em 2005 e perdeu a final do Mundial para o São Paulo. Não é campeão inglês desde 1990. Recentemente, o time confirmou o recebimento de diversas propostas de aquisição, entre elas do Royal Bank of Scotland, seu maior credor.

Na história do Liverpool, há dois episódios trágicos que marcaram sua trajetória vitoriosa. Em 29 de maio de 1985, em Bruxelas, na Bélgica, aconteceu a tragédia de Heysel, quando 39 pessoas foram mortas devido a acidentes causados por hooligans ingleses no estádio de Heysel. Quatro anos depois, no estádio Hillsborough, em Sheffield, quando Liverpool e Nottingham Forest jogavam, 96 pessoas morreram no que ficou conhecido como o Desastre de Hillsborough.

 

AC Milan, o time do primeiro-ministro

Desde 1986, a equipe italiana está sob os mandos e desmandos do primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi. Figurão da política sempre metido em escândalos, pelo menos o italiano injetou altas cifras no Milan desde que assumiu seu comando. A squadra italiana foi fundada, na verdade, pelo inglês Alfred Edwards como um time de críquete e futebol, em 1899. Hoje é um dos times mais ricos do futebol mundial, avaliado em 800 milhões de dólares. A equipe conta com os atacantes brasileiros Ronaldinho Gaúcho e Alexandre Pato.

Em 2006, o Milan e mais quatro times se envolveram no escândalo de manipulação de resultados do campeonato italiano. A polícia excluiu os dirigentes do Milan da lista de suspeitos, mas a associação italiana de futebol puniu o time com uma redução de 15 pontos no campeonato. O time recorreu e conseguiu reduzir a pena para 8 pontos, o que permitiu sua participação na temporada 2006-2007 da Liga dos Campeões, da qual saiu vencedor pela sétima vez.

 

Juventus, símbolo do futebol italiano driblou altos e baixos

Fundada por jovens estudantes da cidade de Turim, a Juventus se tornou a mais bem-sucedida equipe italiana. Com cerca de 170 milhões de torcedores no mundo – sendo a maior torcida da Itália – o time é avaliado em 656 milhões de dólares. Durante os anos 70 até meados da década de 80, a equipe foi campeã dos principais campeonatos internacionais. Depois de uma série de conquistas, houve a fase seca que durou até a temporada de 1994-1995, quando o time levou novamente os principais campeonatos da região.

Em 2006, foi campeã italiana e teve o título revogado por escândalos de manipulação de resultados e apostas. Resultado: caiu para a série B pela primeira vez em mais de 100 anos de história, e ainda perdeu o título das duas temporadas anteriores. Retornou, em 2007, à primeira divisão, mas desde então não apresenta resultados expressivos. A Juventus terminou em terceiro lugar na sua primeira temporada após voltar em 2007-2008, e se classificou para a terceira rodada de qualificação para a Liga dos Campeões na temporada de 2008-2009. O time investiu em novas contratações para correr atrás de bons resultados. Os italianos Fabio Canavaro e Fabio Grosso, e o brasileiro Felipe Melo reforçaram o time.

 

Chelsea, investimentos que vêm do petróleo

A equipe inglesa é outra que despertou interesses de mais um milionário. O magnata russo Roman Abramovich, da indústria petroleira, comprou o time em 2003 e, desde então, injetou bilhões de dólares na compra de caros jogadores. Tanto investimento no time fundado em 1905 parece ter dado certo. A equipe, avaliada em 646 milhões de dólares, foi campeã inglesa neste ano, desbancou o Manchester United depois de cinco títulos consecutivos de vitórias do adversário, levou a Copa da Inglaterra e foi finalista da Liga dos Campeões contra o Manchester em 2007. Entre seus os jogadores, está o atacante da Costa do Marfim Didier Drogba. O próximo que pode reforçar a equipe é o craque Neymar, do Santos.

 

Inter de Milão, cinco vezes no topo

A atual campeã italiana foi avaliada em 413 milhões de dólares. Há cinco anos consecutivos, o Inter de Milão é o vencedor do campeonato nacional. Em 2010, levou também a Copa da Itália e a Liga dos Campeões, e estará no Mundial da UEFA. Fundado em 1908, o Internazionale que dá nome ao time é fruto do desejo de seus fundadores de receber jogadores de outros países. O primeiro capitão do time, aliás, foi o suíço Hernst Manktl. Como todo time europeu, muitos outros craques de diversos países já vestiram sua camisa, como o ex-capitão da seleção brasileira Lúcio e o camaronês Samuel Eto’o.

Fonte: Portal Exame.

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.