Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Na Era Lula, Fatia do Brasil no PIB Mundial Fica na Mesma

A participação do Brasil na economia mundial praticamente não mudou desde 2002.








Em meio às cada vez mais numerosas comparações entre os governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, o jurista Ives Gandra da Silva Martins chama atenção, em artigo publicado na Folha de S.Paulo, para um dado pouco citado: o de que a participação do Brasil na economia mundial praticamente não mudou desde 2002.

Quando o ex-presidente deixou o cargo, o Produto Interno Bruto (PIB) do País correspondia a 2,92% da economia mundial; quando Lula deixar o cargo, esse percentual será de 2,9%, segundo previsão do Fundo Monetário Internacional.

Gandra Martins destaca que FHC entregou ao sucessor um País com uma participação no PIB global maior do que Lula entregará. Considerando que em toda projeção econômica há uma margem de erro significativa – e que o próprio cálculo do PIB, mesmo feito a posteriori, também não é mais do que uma estimativa –, prefiro ignorar essa diferença de 0,02 ponto percentual.

Em outubro do ano passado, por exemplo, o FMI previa uma queda de 0,7% para a economia brasileira em 2009; em março, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anunciou que a descida fora menor, de 0,2%. Neste ano, o fundo projeta uma expansão de 7,1% na economia nacional.

Fonte: O Estadão. 

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.