Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Fundo Americano Pagará Multa Recorde por Insider Trading


O fundo americano de hedge SAC Capital Advisors concordou em se declarar culpado de uma acusação de insider trading e deve pagar um total de 1,8 bilhão de dólares em multas.

Trata-se da maior quantia já imposta na história de casos que envolvem informações privilegiadas, conforme lembra uma reportagem do The Wall Street Journal.

Em março, o gestor Michael Steinberg foi indiciado como parte de uma longa investigação de insider trading. O gestor foi acusado de operar com ações da Dell Inc e da Nvidia Corp usando informações não disponíveis ao público. [1]

Steinberg foi o empregado mais graduado da SAC Capital Advisors a ser indiciado no inquérito do governo norte-americano sobre como os hedge funds operam com base em informações obtidas ilegalmente.

Nove pessoas, incluindo Steinberg, foram indiciadas ou envolvidas nas acusações de irregularidades em operações na época em que trabalhavam na SAC, um fundo de 15 bilhões de dólares, que pertence ao investidor Steve A. Cohen.

[1] A prática de utilizar informações privadas, ou privilegiadas, denominada de insider trading, é considerada crime pela legislação americana (pela brasileira também) porque proporciona uma vantagem ilícita a quem tem acesso a esse tipo de informação. Esse problema não ocorre apenas nos EUA, como no Brasil, mas lá a legislação é mais rígida e as penas mais comuns.

Fonte: Portal Exame.

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.