Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

quarta-feira, 23 de março de 2011

A Profissão de Atuário



Pouco conhecida dos jovens, a área de ciências atuariais- tema do Guia de Carreiras do G1 de 19/06/2007 - é responsável por colocar preço em valores de seguros, previdência, planos de saúde, títulos de capitalização entre outros produtos financeiros. É esse profissional que calcula o valor do seguro do carro das pessoas e quanto elas devem receber caso haja um sinistro.

O profissional que trabalha com isso estima tanto o preço que o consumidor paga, quanto o que vai receber no futuro. O atuário também é responsável por calcular o que as empresas arrecadam e quanto devem ter em caixa para arcar com suas obrigações com os clientes e garantir sua auto-sustentabilidade.

"É uma profissão que exige uma responsabilidade muito grande porque o erro de um atuário pode atrapalhar muita gente", afirma o professor Sérgio Rangel, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Com um mercado de trabalho promissor, a atuária tem como principais setores de atuação companhias de seguros, fundos de pensão, empresas de capitalização, previdência social, perícia técnica-atuarial, auditoria atuarial e planos de saúde.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), há cerca de dois mil profissionais registrados no país, mas apenas 1.200 atuam na área. Desses, 33% trabalham em fundos de pensão e 32% em seguradoras. Os demais profissionais se dividem nas outras áreas. No entanto, segundo o instituto, novos campos estão surgindo, como resseguro e análise de risco financeiro, e os recém-formados devem investir nessas áreas.

Pela lei, todos os fundos de pensão, seguradoras, planos de saúde e previdências públicas sao obrigados a contar com serviços de atuários.

Nao há um piso salarial fixo para a categoria, nem tampouco existem sindicatos que fixem esse valor. O IBA estima que um atuário em início de carreira em São Paulo recebe de R$ 2.500 a R$ 3.000.

Prova

Para trabalhar como atuário, o aluno deve ter registro no Ministério do Trabalho. É necessário fazer uma prova no IBA logo após concluir o curso de graduação. Só quem passa na prova, tem o pedido de registro encaminhado ao ministério. 

De acordo com Daniela Rezende Furtado de Mendonça, presidente do IBA, o índice de aprovação no último exame, realizado em 2006, foi de 33%, o que, na visão dela, foi um índice adequado. "É um bom percentual porque as universidades estão muito abaixo do nível que nós gostaríamos", afirmou. 

Curso

Existem 13 cursos de ciências atuariais no país (até a data da reportagem), segundo o Ministério da Educação (MEC). Os dados nao contabilizam graduações de universidades estaduais, pois elas não são submetidas ao MEC e sim a instâncias estaduais de educação. Por ter poucos alunos, o curso não participou do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Exame) - antigo Provão. 

A graduação, em geral, dura de quatro anos a quatro anos e meio. Nos primeiros períodos o aluno tem disciplinas introdutórias da formação como cálculo, computação, economia, noções de direito, entre outras. Após o primeiro ano de curso, são ensinadas matérias mais profissionais como demografia, estatística, matemática atuarial, introdução a previdência social e complementar, finanças corporativas.

Em geral, as faculdades não exigem estágio obrigatório, mas incentivam os estudantes a procurar obter prática durante o curso e também contam com disciplinas que simulam casos práticos, como é feito na Universidade Federal do Ceará (UFC), por exemplo.

Para concluir a graduação, algumas faculdades exigem monografia e outras um trabalho diferente de conclusão de curso, como faz a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - ou no curso novo da FEA USP e promete ser o melhor do Brasil. Cursos de Atuária em São Paulo: USP, PUC-SP e FMU.

Fonte: Portal G1.

1 comentários:

Marcelo 28 de julho de 2011 às 11:12  

É preciso apenas fazer uma atualização salarial, uma vez que a reportagem já tem 4 anos. Os valores atuais chegam a 5 ou 6 mil inicial, mas se o atuário "chiar" um pouco, poderá receber mais que isso, incluindo outras vantagens.

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.