Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

terça-feira, 29 de março de 2011

Polêmica: Contadores Baratos e Caros



Foi começar a falar sobre impostos e serviços contábeis (no Portal Exame) para a discussão pegar fogo nos posts logo abaixo, com direito até de jabá de contador oferencendo seus serviços a partir de 100 reais.

Contabilidade é um assunto polêmico e traiçoeiro. Afinal, quem começa um negócio próprio costuma achar contabilidade algo caro e chato, pelo que oferece de retorno. Um verdadeiro mal necessário.

Os anos passam e somente na hora que os verdadeiros custos de um serviço aparentemente "barato" aparecem, é que o empreendedor consegue ver a economia burra que fez. Arrependimento é o sentimento mais comum nesses momentos.

Mas o fato é que, independente da mensalidade do contador custar 100, 200 ou 400 reais, a prática mostra que o serviço contábil precisa ser revisado mensalmente, com muita atenção.

Conheço muita gente que pagou multas astronômicas por erros contábeis, guias não recolhidas ou simplesmente deixadas de serem enviadas para os orgãos competentes.

Portanto, se vale uma sugestão, contrate os serviços de um profissional com ótimas referências (ligue para o máximo de clientes que ele tem em carteira), para não ter dor de cabeça no futuro. Afinal, dificilmente o contador pagará multas que vierem a aparecer por erros contábeis e, nesse caso, a batata quente vai parar nas suas mãos.

Outra sugestão vital é tirar certidões negativas de impostos municipais, estaduais e federais, pelo menos uma ou duas vezes por ano. Essa é a medida mais pro-ativa que você pode adotar para checar se o trabalho do contador está sendo feito corretamente e, assim, evitar sustos no futuro.

Fonte: Portal Exame.

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.