Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

terça-feira, 29 de março de 2011

Cuidados na Escolha do Contador



Para as pequenas e médias empresas, escolher bem o contador é fundamental. Saiba o que é essencial antes de contratar os serviços de um deles e como acompanhar os trabalhos

O que fazer se o contador atende empresas concorrentes?
Como o contador lida com uma série de informações estratégicas, é melhor não contratar os serviços de um escritório que atende mais de um cliente no mesmo setor. Se isso não for possível, um contrato de confidencialidade, com a previsão de multas, pode ajudar a evitar problemas.

É correto deixar contas para ser pagas pelo contador?
Não. O correto é o contador entregar as guias de recolhimento de impostos e outros deveres para que a própria empresa se encarregue do pagamento. "Por comodidade, muitos empresários preferem correr o risco de o contador ficar com o dinheiro", diz Domingos Chiomento, vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo. Quem optar por delegar a responsabilidade ao contador deve fazer os repasses por meio de cheques. No verso, escreva a que o pagamento se refere. Isso é levado em consideração no caso de fraude.

Qual a melhor forma de fiscalizar o trabalho de um escritório de contabilidade?
Pedir relatórios mensais para conferir o andamento das contas pode dar bons indicadores da qualidade do trabalho. E visitas-surpresa ao escritório de contabilidade para verificar se sua documentação está em ordem podem ser ainda mais reveladoras.

Como obter informações sobre o contador antes de contratá-lo?
Consulte o conselho regional de contabilidade do estado para confirmar se ele possui registro. Também é recomendável pedir certidões negativas na Receita Federal e nos cartórios de protesto. Isso pode ser feito pela internet nos sites ww.protesto.com.br e www.receita.fazenda.gov.br. Por fim, busque referências em outras empresas.

Fontes: CFC/CRCSP.

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.