Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Por Que o BB é Mais Rentável que Bradesco e Itaú Unibanco?



Uma relativa surpresa no levantamento sobre o desempenho dos bancos divulgado hoje pela Economática foi a altíssima rentabilidade do Banco do Brasil frente a seus pares. O banco apresentou um retorno sobre o patrimônio de 34,7%, o maior entre todos os bancos das Américas, o que inclui instituições como Goldman Sachs e JP Morgan, além dos concorrentes nacionais Itaú Unibanco e Bradesco. É verdade que parte dessa rentabilidade é explicada por receitas extraordinárias (isto é, que não se repetem) da Previ, o fundo de pensão dos funcionários do banco — o valor dos ativos e passivos foi atualizado, o que gerou um lucro extra de 3 bilhões de reais para o banco. Mesmo quando se exclui esse efeito, porém, o BB permanece na liderança de rentabilidade, com um retorno sobre patrimônio de 26%, contra 22% do Itaú Unibanco e 20% do Bradesco.


Uma das explicações para o bom resultado do BB, segundo analistas, é o comportamento que o banco teve durante a crise. Num momento em que os grandes concorrentes privados foram conservadores, o BB teve de seguir a recomendação do governo de injetar dinheiro na economia por meio da concessão de crédito, que cresceu 33% de 2008 para 2009. Poderia ter sido desastroso, mas deu certo.


Segundo João Augusto Salles, economista da consultoria Lopes Filho, os bancos estão enfrentando dificuldades cada vez maiores para atingir altas rentabilidades. “A queda da taxa básica de juro e o aumento da concorrência em vários segmentos bancários tornou o ambiente menos atrativo para as instituições financeiras”, diz Salles. O Itaú, por exemplo, chegou a ter rentabilidade recorrente superior a 30% entre 2003 e 2006, mas ficou em 22% no ano passado. “Mesmo assim, a rentabilidade dos bancos ainda é alta se comparada à de outros setores”, diz Salles. Veja os resultados:


BANCO RENTABILIDADE MÉDIA EM 2009
Banco do Brasil 34,7%
Itaú Unibanco 24,2%
Bradesco 23,8%
Goldman Sachs 19,8%
American Express 16,2%
Wells Fargo 11,6%
PNC Bank 8,8%
US Bancorp 8,4%
JP Morgan Chase 7,1%
Fifth Third Bancorp 5,8%


Fonte: Economática (por Portal Exame).

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.