Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Futebol não é uma "Ciência Exata": Nem Mesmo um Economista Renomado Resolve Quando um Time Vai Mal



A diretoria do Palmeiras aposta na reação do time na Copa do Brasil para alavancar sua receita nas bilheterias em 2010. Os números dos primeiros quatro meses do ano preocupam a cúpula, que já prevê problemas para a paralisação do futebol durante a Copa do Mundo.


Com 13 jogos como mandante na temporada, o Verdão arrecadou cerca de R$ 2,9 milhões como receita em 12 partidas no Palestra Itália e uma na Arena Barueri, contra o Sertãozinho.


A média é de R$ 221 mil por jogo, com média de público de 8.948. A diretoria avalia que ainda paga pela ressaca da perda do título brasileiro no fim do ano passado, que afastou a torcida alviverde do estádio. Com isso, as receitas reduziram, enquanto as despesas aumentam, principalmente, com algumas decisões da diretoria, como as demissões dos técnicos Vanderley Luxemburgo e Muricy Ramalho, que geraram uma despesa de cerca de R$ 4 milhões, e de jogadores com Edmilson, para o qual o time ficou devendo cerca de R$ 1,5 milhões.


– Esperamos que, com a reação do time na Copa do Brasil, possamos ter bons públicos até a parada para a Copa do Mundo – destacou o presidente do clube, um dos economistas mais renomados do país, Luiz Gonzaga Belluzzo.


Em 2009, a receita média por partida foi de R$ 612.987, quase três vezes maior do que a atual. A média de público foi de 17.389. A diferença também é grande na comparação com os primeiros 13 jogos como mandante do ano passado. O time jogava a Copa Libertadores. A arrecadação naquele início foi de R$ 7,4 milhões, média de R$ 566.050: público de 16.984 por jogo.


Além das partidas da Copa do Brasil, que vai parar após a semifinal, antes da Copa do Mundo, o Verdão tem mais quatro jogos como mandante até o Mundial. A equipe ficará quase 40 dias sem jogar.


A Traffic, parceria alviverde, tentou organizar um torneio em Miami (EUA) com os grandes clubes paulistas na tentativa de gerar receita. Mas a ideia já foi descartada pela falta de patrocinadores e atrativos.


– Isso já foi descartado. Precisamos encontrar uma solução, talvez alguma competição no Nordeste. O período da Copa será complicado, é algo que nos preocupa – lamentou Belluzzo, que tem mantido contato frequente com Júlio Mariz, presidente da Traffic, sobre o assunto.


PÚBLICO NO PALESTRA E OS RIVAIS DA CAPITAL


Maior público no Palestra

Foi registrado na última partida pela Copa do Brasil: 20.779 pagantes na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-PR. A diretoria espera que mais torcedores compareçam na quinta, contra o Atlético-GO. A carga total para o duelo é de 27.135 ingressos. O valor da arquibancada subiu: R$ 20 para R$ 30.


Menor público

Foi registrado na vitória por 3 a 2 sobre o Sertãozinho: 3.224. O Palmeiras mandou a partida na Arena Barueri, em uma segunda-feira à noite.


Corinthians em 2010

Com 11 partidas no Pacaembu e três na Arena Barueri, o rival arrecadou R$ 11.855.442,00 neste ano (média de R$ 846.817). A média de público é de 19.414 por partida. O Corinthians disputa a Copa Libertadores.


São Paulo em 2010

Em 14 jogos como mandante, arrecadou R$ 7.100.398,15, média de R$ 507.171,29 nesta temporada. A média de público do rival, que também disputa a Libertadores, é de 17.281 pagantes por partida.


Fonte: MSN Esportes.


Comentário

Futebol não é uma ciência exata! Nem sempre o time que joga melhor ganha o jogo.

Se um time que possui a 4ª maior torcida do país, participa do principal e mais rico campeonato estadual e ainda possui um dos mais renomados economistas do país como seu presidente não consegue equilibrar suas receitas e despesas, imaginem o que deve ocorrer com nosso "querido pernambucano" Ibis! Quem dirá nossos times paraibanos, que são forçados a participar de um campeonato estadual com 10 equipes que dura quase todo o ano!

Isso prova, mais uma vez, que futebol é resultado (dentro de campo)!

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.