Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

IFRS da Crise Trouxe Perdas de 7% nos Balanços em 2008



O novo padrão contábil, IFRS, trouxe um impacto positivo nos resultados líquidos das empresas de 8% em 2007, mas negativos de 7% em 2008. Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), coordenada pela professora Edilene Santana Santos.



Segundo a especialista, os efeitos negativos correm porque a norma contábil brasileira é mais conservadora que a internacional. A norma para equivalência patrimonial, por exemplo, determina que sejam incluídos todos os investimentos com participação acima de 20%, e não apenas os relevantes. De acordo com o estudo, esse CPC foi responsável por uma queda de 22,6% nos balanços de 2007 e de 2,6% nos de 2008.



A redução verificada no ano passado, porém, teria sido provocada principalmente pelos efeitos da crise internacional, segundo Edilene, visto que os índices que apresentaram mudança nos balanços têm correlação com esse período.



Com a aplicação de regras como o valor justo para instrumentos financeiros, as empresas viram seus resultados caírem consideravelmente em um momento de baixa dos mercados.



Fonte: FinancialWeb.

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.