Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

CSN Oferece US$5,6 Bilhões pela Portuguesa Cimpor



A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) fez uma oferta em dinheiro de cerca de 3,86 bilhões de euros (quase 5,6 bilhões de dólares) pela portuguesa Cimpor, maior produtora de cimento daquele país.


A CSN se dispôs a pagar 5,75 euros por ação da Cimpor, ao lançar uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) pela totalidade dos papéis da empresa. O valor representa um prêmio de cinco por cento ante o preço de fechamento das ações da Cimpor na quinta-feira.


As ações da Cimpor, que foram suspensas durante parte do pregão na bolsa de Lisboa, disparavam e operavam a um preço acima do valor oferecido pela CSN.


Às 7h46 (horário de Brasília), as ações da Cimpor subiam 14,36 por cento, para 6,25 euros.


"Os valores mobiliários alvo da oferta são as 672 milhões de ações representantes de todo o capital social da empresa", segundo comunicado da Cimpor.


De acordo com o anúncio preliminar da proposta, a oferta da CSN, ficará subordinada à aquisição de, pelo menos, 50 por cento do capital da Cimpor mais uma ação.


"A presente oferta insere-se na estratégia de diversificação e internacionalização dos negócios da CSN. A aquisição do controle da Cimpor permitirá o acesso a mercados já consolidados e a novos mercados com elevado potencial de crescimento", conforme o documento.


"A CSN espera trabalhar em conjunto com a atual administração da Cimpor, de modo a alcançar o sucesso da operação com vantagens para os dois grupos empresariais", acrescentou.


Além da presença em Portugal, a Cimpor tem operações em uma série de países, incluindo Brasil, Espanha, África do Sul, China, Egito e Turquia.


A CSN já está em Portugal por meio da unidade Lusosider, produtora de aços planos com capacidade instalada de cerca de 550 mil toneladas por ano de chapas, segundo informações no site da siderúrgica brasileira.


Fonte: Portal Exame.

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.