Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Decisão Sobre Juros Sai Hoje: a Aposta é em Manutenção da Taxa


O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central faz seu segundo dia e reunião nesta quarta-feira (9), depois da qual anuncia qual será a taxa básica de juros da economia, a Selic, que vigora até o próximo encontro do órgão, em 26 e 27 de janeiro de 2010.

O BC vinha cortando a taxa de juros até a reunião de setembro, quando manteve os juros em 8,75% pela primeira vez, decisão que se repetiu em outubro.

"O Copom vai manter os juros porque não há pressão inflacionária para os próximos meses", explica Alcides Leite, professor de economia da Trevisan Escola de Negócios. "Os preços administrados [telefone, água, luz etc.] não devem subir no ano que vem, porque seus reajustes são determinados pela inflação no atacado passada, que foi muito baixa neste ano."


Além disso, o economista explica que o dólar baixo em relação ao real barateia os importados, o que também contribui para preços menores para o consumidor. Por fim, mesmo com os consumidores comprando muito, ou seja, a demanda aquecida, as empresas ainda têm capacidade ociosa e podem aumentar a produção rapidamente para atendê-la, diz Leite.


De acordo com o relatório de mercado do BC, os analistas esperam que os juros subam só em junho do ano que vem, para 9,25% ao ano.



Juros e inflação

O BC aumenta e reduz os juros com o objetivo de controlar a inflação, para a qual tem uma meta. As taxas de juros mais altas tornam o crédito para empresas e pessoas mais caro, além de tornar mais atraente poupar. Com isso, reduzem a produção e o consumo, desaquecendo a economia e também evitando uma alta maior dos preços.

Por outro lado, os juros mais baixos encorajam o consumo e o investimento por parte das empresas, aquecendo a economia.

Para 2009, 2010 e 2011, a meta central para a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é de 4,5%, com tolerância de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo. Assim, o IPCA pode ficar entre 2,50% e 6,50% e ainda atingir a meta.

A previsão dos analistas de mercado para a alta do IPCA em 2009 está em 4,26%, segundo o relatório de mercado do BC. Já a estimativa do mercado para o IPCA de 2010 é de alta de 4,48%.

Fonte: G1.

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.