Itaú-Unibanco e Porto Seguro Vão Unificar Seguros

Itaú Unibanco Holding e Porto Seguro celebraram associação para unificar suas operações de seguros residenciais e de automóveis, bem como acordo operacional para oferta e distribuição, em caráter exclusivo, de produtos securitários residenciais e de automóveis para os clientes da rede Itaú Unibanco no Brasil e no Uruguai. Em nota ao mercado, os envolvidos dizem que a associação será implementada por meio de uma reorganização societária. O Itaú Unibanco realizará a transferência da totalidade de ativos e passivos relacionados à sua atual carteira de seguros residenciais e de automóveis para companhia que será denominada Itaú Unibanco Seguros de Automóvel e Residência. Essa companhia, com patrimônio líquido de R$ 950 milhões, será transferida para a Porto Seguro.
A Porto Seguro, em contrapartida, emitirá ações que representarão 30% de seu novo capital social, as quais serão entregues ao Itaú Unibanco. Os controladores da Porto Seguro e do Itaú Unibanco constituirão nova sociedade que será denominada Porto Seguro Itaú Unibanco Participações (PsiuPar), para a qual aportarão a totalidade de suas ações de emissão da Porto Seguro. Os atuais controladores da Porto Seguro controlarão a PsiuPar com 57% do capital (Itaú Unibanco terá 43%) que, por sua vez, será a controladora direta da Porto Seguro, com 70% do capital (o mercado terá 30%).
Ao Itaú Unibanco será assegurada a indicação de dois dos cinco membros no Conselho de Administração da PsiuPar. Adicionalmente, o Itaú Unibanco indicará dois dos sete membros do Conselho de Administração da Porto Seguro. A Itaú Unibanco Seguros de Automóvel e Residência S.A. passará a ser gerida pela Porto Seguro, que assim contará com as marcas Porto Seguro, Itaú Unibanco e Azul, que serão oferecidas em todos os canais de venda, por meio de diferentes produtos e serviços.
Os executivos e colaboradores do Itaú Unibanco que atuam na área de seguros de automóvel e residência serão alocados na Itaú Unibanco Seguros de Automóvel e Residência. A Porto Seguro continuará listada no Novo Mercado da BM&FBovespa. A conclusão da associação entre Itaú Unibanco e Porto Seguro depende de aprovação dos acionistas, da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e do Sistema Brasileiro de Defesa de Concorrência (SBDC).
Fonte: Portal Exame.
Postar um comentário