Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Nobel de Economia Prevê um Possível Fim do Euro Devido à Crise Grega



O prêmio Nobel de Economia, Joseph Stiglitz, previu nesta terça-feira o possível fim do euro se a Europa não conseguir solucionar seus problemas institucionais fundamentais depois da crise grega.


Em uma entrevista à rádio "BBC 4", Stiglitz analisou que o plano de ajuda da União Europeia e do FMI (Fundo Monetário Internacional), combinado com um plano de austeridade que criticou com veemência, não frearão o ardor dos especuladores em apostar em um enfraquecimento da zona euro.


"As condições aparentemente excesivamente duras impostas à Espanha [afirmou ele, em um lapso] serão, na realidade, contraproducentes para prevenir um contágio", segundo ele.


Os analistas apontam a Espanha como o próximo país da zona euro que pode enfrentar as mesmas dificuldades que da Grécia.


"Quando tivermos visto até que ponto fica difícil para a Europa adotar uma postura comum para ajudar um de seus pequenos países, nos daremos conta de que se um país um pouco maior tiver dificuldades, é provável que a Europa tenha ainda mais dificuldades para chegar a um acordo".


"A longo prazo, enquanto os problemas institucionais fundamentais continuarem, os especuladores saberão que eles existem", acrescentou.


Indagado se isso significa o fim do euro, Stiglitz respondeu: "Pode ser que seja o fim do euro". "Se a Europa não solucionar seus problemas institucionais fundamentais, o futuro do euro pode ser muito breve", concluiu.


Fonte: Folha Online.

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.