Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Financial Times: Futuro Brilhante do Brasil ainda ‘Fora de Alcance’




O jornal britânico Financial Times publica nesta quinta-feira um caderno especial de 14 páginas sobre a infraestrutura no Brasil e chega à conclusão de que, por pouco, o “futuro brilhante do Brasil ainda está fora de alcance”.A reportagem introdutória descreve brevemente uma cena uqe poderia ser vista num futuro próximo se os projetos de infraestrutura já traçados forem concretizados.

Imagine: “Um trem bala dispara passageiros de São Paulo ao Rio em menos de duas horas. Outrora irritados, passageiros de avião agora andam sem esforços por terminais novos e reluzentes. Onde antes as pessoas saiam de miseráveis favelas para enfrentar quatro horas de trânsito engarrafado, os viajantes agora deixam apartamentos e casas novinhos para entrar em ônibus e metrôs que fluem rapidamente”.

A partir daí, o caderno apresenta informações para mostrar que, por pouco, essa “utopia” ainda parece “perturbantemente fora de alcance”. Os motivos: desentendimento entre governos federal, estaduais e municipais; dificuldades de obtenção de licenças para meio ambiente; e problemas com o Tribunal de Contas da União.


PAC: lento, mas não ‘um fracasso’

O jornal explica aos leitores o que é o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), traz um gráfico mostrando a evolução do chamado PAC 1 (a primeira versão do programa, lançada pelo governo em 2007) e conclui que o projeto "caminha lentamente, mas não é um fracasso".

Para o período de 2007 a 2010, estavam previstos investimentos de R$ 504 bilhões. Até 2009, as obras acabadas somavam R$ 257 bilhões (se consideradas as em andamento, o valor sobe).

“O PAC não acelerou crescimento, mas emprega os pobres. Também é um excelente portfólio de projetos que nos dá uma clara visão das nossas necessidades”, disse ao FT Paulo Resende, da Fundação Dom Cabral.


O ‘trauma’ da energia

O Financial Times lembra que os brasileiros têm um "trauma" em relação à eletricidade por causa do apagão de 2001 e 2002, e que “nem todos os riscos foram mitigados”. O próximo governo terá que lidar com os problemas ambientais e decidir o que fazer com um conjunto de concessões que vão terminar por volta de 2015.

O vasto caderno especial traz, ainda, reportagens sobre saneamento básico, urbanização de favelas, habitação, óleo e gás, agricultura, mercado de trabalho, instituições financeiras (bancos de investimento, bancos privados e, espscificamente, o Banco do Brasil e o BNDES), telecomunicações, mercado de capitais, Copa do Mundo e Olimpíadas, aeroportos, trem bala, estradas, portos, construção e siderurgia.

O autor das principais reportagens, o jornalista Jonathan Wheatley, havia dito em entrevista a um jornal brasileiro que o objetivo de uma reportagem como essa é dar aos leitores informações que lhes permitam decidir se fazem ou não (ou como fazer) negócios no Brasil.


Fonte: Financial Times.

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.