Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

sábado, 22 de maio de 2010

Economistas Prevêem Vitória do Brasil na Copa. Mas Eles Entendem de Futebol?




Os bancos atreveram-se a entrar em um campo hostil: o do futebol. E não parecem ser bem-vindos.


Os americanos do Goldman Sachs, que podem entender de soccer tanto quanto de economia, elaboraram estatísticas e consolidaram-nas em 68 páginas até concluírem que o Brasil seria o país com mais chance de ganhar a Copa do Mundo, com 13% de probabilidade.


Também nos Estados Unidos, o JPMorgan Chase explicou em seu pequeno calhamaço de 69 páginas por que acredita que a Inglaterra vencerá o torneio. Na Europa, os holandeses do ABN Amro fizeram um pouco diferente: concluíram que, diante da crise econômica, é melhor para o mundo que a Alemanha ganhe, por ser um enorme exportador global.


No Brasil, o site Economia & Negócios fez sua parte. Pediu palpite a 15 profissionais da área de economia. Se depender deles, vai dar Brasil - 9 votaram pela Seleção do País (veja tabela nesta página). O site também perguntou aos internautas, em enquete: "Você acha que os bancos entendem de futebol?" Só 12,7% dos 1.741 votantes disseram "sim"; os outros 87,3%, "não".


Na turma do "não", mais um revés para os analistas: 59,8% dos participantes da enquete acham que os bancos "são tão ruins em futebol quanto em economia", e apenas 27,5% declararam que as instituições financeiras devem largar o futebol e se ater à especialidade delas.


Os economistas ouvidos pelo E&N, diferentemente dos bancos, não se basearam em modelos econométricos ou estatísticos. A maioria acabou optando por vestir a camisa da Seleção, ainda que sem tirar a gravata, como deixou transparecer o economês de André Perfeito, da Gradual Investimentos: "Sou comprado em Brasil: comprado em bolsa, comprado em real e comprado em futebol."


Fonte: O Estadão.

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.