Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Setor de Seguros da Europa Teme Mudanças nas Regras Contábeis


Paul J Davies e James Wilson, Financial Times, de Londres e de Frankfurt

Mudanças radicais propostas para a maneira como as companhias financeiras divulgam o valor de seus investimentos poderão causar substanciais transtornos à contabilidade das companhias seguradoras europeias, advertiram na semana passada executivos e contadores.

A Diretoria de Normas Contábeis Internacionais (Iasb, na sigla em inglês) lançou propostas, na última semana, visando simplificar a maneira como bancos e seguradoras decidem usar ou não o critério de "justo valor" - frequentemente denominado valor de mercado - como referencial de valor para seus ativos de instrumentos financeiros.

As propostas poderão resultar em maior transparência para a contabilidade financeira, mas especialistas no setor de seguros estão preocupados com que ao tentar solucionar problemas relacionados com a crise financeira nos bancos, as autoridades que estabelecem normas descuidaram dos impactos em potencial de maior monta sobre as seguradoras.

Roland Vogel, principal executivo financeiro da Hannover Re, uma das maiores resseguradoras europeias, disse parecer "contraditório caminhar mais no sentido de adotar uma contabilidade baseada em justo valor, em vez de ir no sentido oposto, o que significaria assumir uma postura anticíclica". "Isso implicaria maior volatilidade para o P&L, o que não garante uma base para valorações consistentes para bancos e seguradoras", acrescentou Vogel. "Isso afastaria investidores em potencial, algo que não pode ser o objetivo de agências competentes, governos ou outras partes envolvidas", concluiu o executivo.

Um dirigente de uma grande seguradora britânica envolvido nas discussões contábeis afirmou: "Esse debate tem sido dominado pela comunidade bancária e por questões relacionadas à crise financeira, ao passo que na realidade as seguradoras estão entre os maiores investidores de longo prazo em instrumentos financeiros".

O executivo acrescentou que os efeitos variariam bastante conforme os países: por exemplo, no Reino Unido, onde o valor dos passivos relacionados com a cobertura de seguros de vida já flutuam com variações nos juros, e em outros países na Europa, ou nos Estados Unidos, onde os valores são fixos.

Phil Smart, sócio na KPMG em Londres, disse que as mudanças deverão produzir um impacto menor no Reino Unido porque a maioria das seguradoras adota a contabilidade de justo valor: "entre as seguradoras europeias, existem atualmente diferenças nas práticas de valoração. As novas propostas poderão implicar que as firmas vejam menor volatilidade em seus balanços patrimoniais, mas, potencialmente, maior volatilidade através de sua demonstração de resultados".

Francesco Nagari, sócio na Deloitte em Londres, disse que as mudanças não estão muito claras.

Fonte: Valor Online.

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.