Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

PRODUTIVISMO ACADÊMICO: AS PRÁTICAS DOS DOCENTES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE

Apresento o resumo de uma de minhas pesquisas, em parceria com o professor Wenner Gláucio Lopes Lucena (UFPB), sobre as práticas dos docentes da pós-graduação em Contabilidade sobre sua produção científica, publicada na revista Advances in Scientific and Applied Accounting.


PRODUTIVISMO ACADÊMICO: AS PRÁTICAS DOS DOCENTES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE

RESUMO

Este estudo teve como objetivo identificar o perfil e as práticas dos docentes dos programas de pós-graduação em Contabilidade (PPGC) no que se refere à sua produção científica. Para isso, apoiado em uma revisão de literatura a respeito do produtivismo acadêmico e de sua relação com a sociedade em um ambiente corporativista, foi estruturado e aplicado um questionário a 113 docentes de 19 programas de pós-graduação entre janeiro e fevereiro de 2013. Suas percepções foram analisadas a partir de uma escala de Likert, que expressou o grau de concordância ou discordância em relação às práticas mais comuns, além da realização de análises descritivas, de correlação e de diferença de médias. Com isso, as contribuições deste estudo dizem respeito à identificação das principais práticas dos docentes dos programas de pós-graduação em Contabilidade, a saber: (i) tendem a fatiar os resultados de suas pesquisas em diversas partes publicáveis; (ii) enviam esses trabalhos de periódicos de maior impacto até aqueles menos expressivos, até que seja aceito para publicação; (iii) têm alcançado a pontuação exigida pela CAPES devido à atuação de seus grupos de pesquisa; e (iv) não aceitam colocar o nome de outra pessoa em seus artigos se ela não tiver contribuído efetivamente com a pesquisa.


O texto na íntegra pode ser acessado na página da revista, no seguinte endereço: http://asaaccounting.info/asaa/article/view/123/101

Att,

Orleans Martins.

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.