Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Empresas Com Boa Governança Rendem até 8.000% em 10 anos


As ações que melhor remuneram seus acionistas no longo prazo são as de companhias que possuem boas práticas da governança corporativa e se concentram na perpetuidade dos negócios. Um levantamento realizado pelo consultor de investimentos da Compliance, Clodoir Vieira, e divulgado com exclusividade ao InfoMoney, mostra que o retorno aos investidores de empresas que adotam estas práticas foi de quase 8.000% em 10 anos (encerrados em 31 de agosto de 2013), mais de 30 vezes o retorno do Ibovespa, de 262,25%. [1]

Os papéis com maior retorno foram do Banese (BGIP4), com 7.968,89%, seguidos pelas ações da Hering (HGTX3), que valorizaram 7.097,21%. As ações da Iochp-Maxion (MYPK3) vem a seguir, com alta de 6.561,06%. Excelsior, Schulz, Hotéis Othon, CCR SA, Coelba e Alpargatas completam a lista das que mais valorizaram. No mesmo período, a inflação medida pelo IPCA acumulou alta de 70,84%

“De modo geral, mesmo sendo de segunda linha, essas ações foram valorizadas por causa do reconhecimento de seus planos de expansão e praticamente todas com excelente estrutura profissional”, diz Vieira. Com exceção de Hering e CCR, nenhuma das ações está no Ibovespa.

O sócio-diretor da Strategos, Telmo Schoeler, afirma que melhorias na governança corporativa, reestruturações de comando e operações são fatores comuns na gestão dessas companhias e lembra que o valor de uma ação resulta de variáveis mercadológicas e outros fatores, como emoção.

“Poucos são os que percebem a verdadeira extensão do tema e as suas bases de sustentação”, afirma. “Nas empresas de capital aberto o valor está retratado pelo preço das ações no mercado, o que retrata a percepção do sentimento qualitativo. Já nas de capital fechado, isso só é realmente mensurado no momento de venda, quando surge uma consistência conceitual, o que não é sempre praticada pelos controladores”, continua.

Segundo Vieira, outro ponto comum entre essas empresas é a gestão de pessoas. Para a CEO da HSD Consultoria em Recursos Humanos, Susana Falchi, as atividades envolvidas no gerenciamento de riscos corporativos devem contribuir para a organização e atender seus objetivos estratégicos. “A conduta das pessoas que representam uma organização pode ser uma referência para o sucesso ou fracasso de um negócio. Poucas empresas expressam preocupação com o conhecimento do perfil comportamental de seus executivos e de suas lideranças”, diz.

[1] Essa é uma boa justificativa em favor da relação custo-benefício da adoção de práticas diferenciadas de governança corporativa, que possuem um custo elevado para as empresas.

Fonte: Infomoney.

1 comentários:

Achei Rural.com.br 1 de outubro de 2013 às 19:32  

Governança corporativa é fundamental ! Parabéns pelo Post.
Fiz um Curso Contabilidade
Online que me ajudou bastante sobre isso. Abs a todos

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.