Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Mais de 90% dos Internautas Dão Nota Zero às Discussões Sobre Volta da CPMF



Logo após o segundo turno das eleições deste ano, que revelou Dilma Rousseff como a nova presidente da República, começaram discussões públicas sobre a volta de um tributo nos moldes da CPMF (Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira).

O problema é que isso não agradou em nada os contribuintes. Enquete do portal InfoMoney revelou que 90,3% dos internautas deram nota zero às discussões sobre o assunto. No total, 1.206 usuários responderam à pergunta “Que nota você dá para as discussões sobre a volta da CPMF”.

No outro extremo, 4,31% dos internautas deram nota dez às discussões sobre a volta do tributo, o segundo maior percentual identificado na enquete.

Resultados

Confira, abaixo, a quantidade de respostas para cada nota:

"Que nota você dá para as discussões
sobre a volta da CPMF?"
NotaRespostas
090,30%
10,91%
21,49%
30,25%
40,41%
50,50%
60,41%
70,58%
80,41%
90,41%
104,31%

Saiba mais

A CPMF, que tinha alíquota de 0,38%, foi extinta a partir de 2008. Na época, o governo aumentou o IOF (Imposto sobre operações financeiras), como forma de compensar a perda.

Também foi discutida a criação da CSS (Contribuição Social para a Saúde), tendo em vista que a contribuição anterior era destinada ao setor de saúde, que ficaria sem esses recursos com o fim da cobrança. Porém, a proposta está parada, aguardando análise no Congresso Nacional, como parte da regulamentação da Emenda 29, que garante recursos para a área de saúde.

Agora, após a eleição da nova presidente do Brasil, o assunto voltou à tona. No entanto, um novo tributo teria grande peso no bolso do contribuinte.

Para se ter uma ideia, a volta da cobrança de um tributo nos moldes da CPMF, com alíquota de 0,38% sobre a movimentação financeira, faria com que a arrecadação per capita aumentasse 5%, para R$ 7.035, ante os R$ 6.700 previstos para este ano.

Os cálculos, feitos pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), levam em conta a contribuição que a CPMF trazia para a arrecadação total e a previsão para este ano da soma dos tributos pagos pelos brasileiros.

Fonte: InfoMoney.

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.