Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Sai Hoje o Corte das Despesas Federais



O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou ontem que o governo vai adotar uma postura conservadora e de prudência ao anunciar hoje, o corte nas despesas do orçamento. Segundo ele, apesar da arrecadação do governo federal nos dois meses do ano "estar boa" é preciso manter a prudência. "Temos apenas dois meses como base para a Receita projetada, por isso temos de ter um pouco de conservadorismo. Ao longo do ano, com as coisas andando um pouco melhor do que estamos projetando, vamos liberando os recursos", afirmou o ministro, em rápida entrevista após participar de uma cerimônia de comemoração dos 39 anos da Secretaria do Orçamento Federal (SOF) do Ministério do Planejamento.

Paulo Bernardo disse que a magnitude do corte "é grande", mas alertou que é preciso manter as contas equilibradas. Ele reconheceu que a redução gera insatisfação na Esplanada dos Ministérios, mas ponderou que a medida é necessária para garantir o cumprimento do superávit primário das contas do setor público neste ano.



O ministro disse também que o corte será distribuído entre os ministérios porque "não dá para cortar numa única área". O governo, segundo ele, preservará dos cortes as despesas do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), Educação, Saúde e os programas sociais considerados prioritários pelo governo. O corte será anunciado hoje.

Durante a cerimônia, que contou com a presença dos principais responsáveis pelo controle do orçamento nos ministérios, o ministro das cidades, Márcio Fortes, brincou após a apresentação de teatro, em que os atores traziam grandes facões como indumentárias. "Vocês viram os tamanhos das facas? Será que isso é para cortar o orçamento", questionou. Paulo Bernardo respondeu, também brincando, que as facas eram do acervo da SOF.

Na última segunda-feira, o ministro disse que a gestão pública no País tem melhorado muito nos últimos anos, como resultado do aumento de investimentos na máquina do Estado. Mas ressaltou que a administração pública necessita de melhorias e ajustamentos constantes.

Fonte: DCI.

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.