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sexta-feira, 12 de março de 2010

Pesquisa Destaca Evolução do Valor dos Times de Futebol no Brasil


Grêmio e Internacional foram os clubes brasileiros que mais valorizaram sua marca no período entre 2004 e 2009. A conclusão é a Crowe Horwath RCS, empresa de consultoria esportiva, que realizou uma pesquisa referente ao brand valuation dos 12 principais times do Brasil e destacou os bons resultados dos rivais gaúchos.


No período analisado, o valor da marca do Internacional saltou de R$ 82,2 milhões para R$ 230,9 milhões, enquanto a marca Grêmio deixou de valer R$ R$ 67,3 milhões para R$ 213,7 milhões. A evolução gremista foi a maior dentre os clubes brasileiros, com valor 218% superior ao inicial. Mesmo assim, a equipe do Estádio Olímpico ainda está atrás do rival do Beira-Rio, ocupando o 6º lugar da lista, contra o 5º colocado Inter - que evoluiu 180%.


As marcas mais valiosas do Brasil continuam sendo as de Flamengo e Corinthians, donos das maiores torcidas do pais. Enquanto o Flamengo saltou de R$ 322,8 milhões para R$ 568,1 milhões (evolução de 76%), o Corinthians pulou de R$ 286,0 milhões para R$ 562,6 milhões (evolução de 97%). O São Paulo, que ganhou três títulos brasileiros no período, teve crescimento de 62%: de R$ 339,8 milhões para R$ 551,9 milhões.


Batizado como "Valor das marcas dos 12 maiores clubes de futebol do Brasil", o estudo será publicado anualmente até 2014, de forma a analisar a valorização dos clubes até a Copa do Mundo de 2014. "A realização da Copa do Mundo no Brasil pode ser o catalisador de investimentos para construir uma perspectiva extremamente positiva para o mercado de futebol, graças à construção e reforma de estádios e também pela ampliação de interesse midiático e mercadológico pelo futebol brasileiro", explica o estudo em sua introdução.


Como um todo, o grupo dos 12 clubes apresentou aumento em sua captação de receitas, que passaram de R$ 805 milhões (2003) para R$ 1,7 bilhão (2008). Na origem dessas receitas (departamentos social e amador, patrocinadores, publicidade e bilheteria), todos os 12 clubes também apresentaram evolução.


Aquecido, o mercado do futebol brasileiro ainda deve apresentar evoluções na captação de receitas até 2014. A projeção do estudo é que os clubes pesquisados se aproximem dos R$ 3 bilhões no total de arrecadação de receitas no mercado brasileiro. Até a Copa do Mundo, a captação por meio de transferências, cotas de TV, departamentos sociais e exploração de marcas devem crescer consideravelmente.


O estudo, porém, apresenta uma conclusão preocupante para os clubes menores: o abismo entre as arrecadações deles e dos grandes cresceu. "Em 2003, (os 12 clubes grandes) representavam 63% dos recursos gerados. Em 2008, a representatividade foi de 67% do total", avaliou a pesquisa, que trabalhou com 18 diferentes variáveis dos históricos financeiros dos clubes, como pesquisas entre torcedores e hábitos de consumo.


Confira o valor das marcas dos 12 maiores clubes do Brasil, segundo a pesquisa:


1. Flamengo: R$ 568, 1 milhões
2. Corinthians: R$ 562,6 milhões
3. São Paulo: R$ 551,9 milhões
4. Palmeiras: R$ 419,6 milhões
5. Internacional: R$ 230,9 milhões
6. Grêmio: R$ 213,7 milhões
7. Cruzeiro: R$ 138,9 milhões
8. Santos: R$ 135,1 milhões
9. Vasco da Gama: R$ 121,8 milhões
10. Fluminense: R$ 108,5 milhões
11. Botafogo: R$ 97,1 milhões
12. Atlético-MG: R$ 91,8 milhões


Fonte: Terra.

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