Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Nike e PSG, de Ronaldinho, Respondem Processo por Fraude



O time de futebol Paris Saint-Germain (PSG) e a marca esportiva Nike compareceram ontem a audiência no processo a que respondem por supostamente terem burlado o pagamento de encargos sociais referentes aos salários de jogadores, informa o jornal francês Les Echos.


A acusação de fraude abrange 25 contratos assinados entre 1998 e 2003, incluindo o do brasileiro Ronaldinho Gaúcho (hoje no Milan) e de outros jogadores como Okocha, Ali Benarbia, Laurent Robert, Gabriel Heinze e Pauleta.


Os clubes franceses têm dificuldade de pagar aos seus esportistas salários compatíveis com os de times britânicos, italianos e espanhois, devido aos altos encargos sociais embutidos nos salários na França, diz o diário Les Echos.


O PSG teria firmado contratos de uso de imagem com a Nike para aumentar os salários dos jogadores. O dinheiro é contabilizado como um pagamento pelo uso de chuteiras da marca e consequente exposição do logotipo; mas, na prática, segundo a acusação, tratava-se de um complemento salarial, sujeito a encargos.


Outra forma usada pelo PSG para alavancar o pagamento dos jogadores, ainda segundo a acusação, era a contratação de agentes para “supervisionar” os jogadores. “Alargava-se ficticiamente o papel [desses supervisores], a fim de inflar suas comissões, que depois eram repassadas aos jogadores”, afirma o jornal.


A Nike disse, por meio de nota, que aguardará o momento oportuno para “mostrar por que a relação contratual com o PSG não apresentava nenhuma característica fraudulenta”. Os jogadores não serão processados.


Fonte: O Estadão.

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.