Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Executivos do Lehman Brothers Manipularam Dados Contábeis, diz Relatório



O tribunal de falências que atua no caso do banco Lehman Brothers – a maior falência da história do setor bancário dos Estados Unidos – divulgou relatório apontando que executivos da instituição financeira manipularam dados de balanços, retiveram informações que deveriam ser expostas ao conselho e inflaram o valor de ativos tóxicos ligados ao setor imobiliário, informa o jornal The Wall Street Journal.


O relatório diz que o Lehman “desconsiderou ou ignorou” seus controles de risco mesmo quando os mercados de crédito e imóveis mostravam sinais de tensão, relata o WSJ.


Em maio do ano passado, um executivo teria alertado a cúpula do banco de potenciais irregularidades nas contas, o que, segundo o relatório, foi ignorado pelos auditores do Lehman, a empresa Ernst & Young.


As alegações do relatório podem impulsionar investigações criminais e civis sobre o banco e seus executivos, afirma o jornal. O Lehman Brothers tinha 158 anos e quebrou em setembro de 2008, sendo considerado um estopim para o estouro da crise financeira internacional.


Artifícios contábeis


O jornal Financial Times observa que o relatório aponta inclusive o então presidente do banco, Dick Fuld, como uma das pessoas que aprovaram “demonstrações financeiras enganosas” e fizeram uso de “artifícios contábeis” para maquiar os resultados.


O documento diz que foi usado um mecanismo com o único propósito de reduzir o nível de alavancagem (espécie de endividamento) nos balanços, fazendo o banco parecer mais saudável.


A autoria Ernst & Young, por sua vez, falhou em “questionar e desafiar divulgações impróprias ou inadequadas”.


O advogado do ex-presidente do banco afirmou, por escrito: “Fuld não sabia o que eram essas transações – ele não as estrutura nem as negocia, nem estava a par desses trâmites contábeis”.


Fonte: O Estadão.

1 comentários:

Sabrina Noureddine 12 de março de 2010 às 16:23  

Oi Orleans,
Excelente postagem, assim como o blog, que sempre acompanho, embora nem sempre me manifeste nos comentários.
Grande abraço, Sabrina.

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.