Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

[livro] Investindo em Ações no Longo Prazo


Dando início ao meu projeto de publicar resenhas críticas sobre os livros que tenho lido, inicio esta seção com um clássico do investimento em ações.

Livro: INVESTINDO EM AÇÕES NO LINGO PRAZO

Autor: Jeremy J. Siegel, professor de finanças da Universidade da Pensilvânia.

O livro INVESTINDO EM AÇÕES NO LONGO PRAZO certamente é um clássico no mundo inteiro. Como diz seu subtítulo é “O Guia Indispensável do Investidor no Mercado Financeiro”. Em sua 5ª edição, publicada em 2015 na versão em português pela editora Bookman, o livro já traz em sua contracapa imponentes comentários de importantes jornais acerca de sua qualidade. Com os quais eu concordo.

Acerca do livro, em geral, digo que é muito bom! Valeu a pena cada real investido nele. É rico em conhecimento não só sobre o mercado de ações, mas também aborda o mercado de dívida, de renda fixa, os períodos de crise, o desempenho da economia, as finanças comportamentais, entre outros. Sua abordagem é ampla, sem deixar de ser detalhada em cada um de seus capítulos. Há muitos dados do mercado norte-americano, os quais suportam cada afirmação do autor. Por essa razão, talvez para um iniciante ele seja um pouco “denso”, “pesado”. Eu não o indico para alguém que vai ler seu primeiro livro sobre investimentos, mas para alguém que já tem uma pequena noção, pois tirará mais proveito ao se deparar com temas, chavões e expressões mercadológicas frequentes nessa área. Pena que se restrinja ao mercado dos Estados Unidos, todavia, devido à forte correlação desse mercado com todos os outros mercados do mundo (por ser o maior), suas lições podem ser exportadas para esses outros mercados.

O livro está dividido 24 capítulos, distribuídos em 5 partes.

Na primeira parte, aborda-se os retornos das ações no passado, presente e futuro. Iniciando com fatores históricos, o Jeremy aborda temas como o retorno das ações em períodos de pico de preços, assim como os períodos de crise, com destaque para a crise dos subprime de 2008. Ainda, aborda a crise dos benefícios sociais, assim como a reação do mercado a essas crises.

A segunda parte aborda fatores históricos, chamada de “o veredito da história”. Destacando o retorno das ações no mercado dos EUA desde 1802, mostrando porque no longo prazo as ações são menos arriscadas do que os títulos. Alternativamente, aborda a formação e negociação de índices, assim como o impacto dos impostos sobre o retorno das ações. Destaca indicadores de lucro e dividendos e parâmetros para avaliar as ações.

Na parte III é destacado como o ambiente econômico afeta as ações. Explica-se o padrão ouro e sua extinção, o reflexo das políticas monetárias, o impacto da inflação, assim como a relação do preço das ações com os ciclos econômicos. O que move o mercado? Nem sempre seus movimentos estão atrelados a fatores específicos, e outras vezes quando se espera uma reação positiva vem uma avalanche descendo com tudo! Ou vice-versa.

A quarta parte é voltada às oscilações das ações no curto prazo. Nesta parte há atenção especial à volatilidade dos mercados. Fundos negociados em bolsas, futuros de índices, arbitragem, ETFs... como lidar com esses elementos em períodos de alta oscilação dos preços, chegando a suspender o pregão na bolsa? Como tratar as anomalias de mercado e como se proteger das armadilhas psicológicas? Aqui há uma atenção final às finanças comportamentais.

A quinta e última parte, menor e certamente mais atraente ao leitor, fala da construção de riqueza por meio de ações. Certamente de forma proposital, o Jeremy J. Siegel deixou a melhor parte para o final, não por crueldade, mas com certeza porque, para se construir riqueza com ações, é preciso atenção a todos os elementos antes discutidos, desde crises e riscos, passando por volatilidade, anomalias e armadilhas psicológicas, para se chegar ao esperado retorno (e riqueza). Assim, ao final se discute o desempenho de fundos e a indexação dos investimentos, assim como a estrutura de uma carteira para um crescimento de longo prazo.

Com isso, encerro minha resenha crítica. Isto é apenas um aperitivo. Espero que possa tê-lo deixado mais curioso e com vontade de ler o livro.


Abraços!

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.