Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Dependência da Forma do Profissional Contábil no Brasil



O "frame dependence" é um fenômeno conhecido como "dependência da forma", que tem sido estudada há algum tempo em finanças comportamentais. Na contabilidade brasileira não se verifica estudos que analisem este fenômeno. Com a recente convergência às normas internacionais de contabilidade (IFRS), os contadores no Brasil passaram a ter maior grau de julgamento sobre as operações da contabilidade e, consequentemente, estarem mais expostos à forma como as operações lhes são apresentadas, para posterior contabilização.

Nesse sentido, desenvolvi junto com a Profa. Dr. Diana Vaz de Lima (UnB) e o Prof. Dr. José Dionísio Gomes da Silva (UFRN) um estudo intitulado "Frame Dependence no comportamento do profissional contábil face à adoção dos novos padrões contábeis internacionais" que foi recentemente publicado pela revista Enfoque: Reflexão Contábil, em seu volune 34, número 2. Abaixo destaco o resumo e o link para o artigo completo.

Frame Dependence no comportamento do profissional contábil face à adoção dos novos padrões contábeis internacionais

Resumo
Este estudo teve o objetivo de analisar o comportamento do profissional contábil sob o ponto de vista da frame dependence, frente ao processo de adoção dos novos padrões contábeis internacionais. Com base na Teoria do Prospecto, que explica os vieses cognitivos e heurísticos do processo de tomada de decisão de acordo com a forma como um problema é apresentado, o que se convencionou chamar de frame dependence, foi analisado o processo de tomada de decisão de 489 profissionais contábeis registrados nos Conselhos Regionais de Contabilidade do Distrito Federal, da Paraíba e do Rio Grande do Norte, no período de 20 de maio a 06 de junho de 2011, no que se refere à convergência aos padrões internacionais de Contabilidade. Seus resultados indicam que não houve indícios de dependência da forma em três dos quatro princípios da frame dependence, que são a aversão à perda, a aversão ao arrependimento e a ilusão monetária. Por outro lado, os respondentes apresentaram dependência da forma em relação ao princípio da mental accounting. Ainda, como principais contribuições deste estudo, notou-se que os profissionais mais jovens são mais independentes, que os Técnicos em Contabilidade são mais dependentes que os Contadores e que o gênero não influenciou nessa relação de dependência.

Palavras-chave: Contabilidade Comportamental. Dependência da Forma. Contador.

Artigo completo: AQUI.

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.