Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Os Reflexos dos Efeitos Tempo e Divulgação das Demonstrações Contábeis nas Relações Entre a Assimetria de Informação e as Características das Firmas



Artigo de minha coautoria apresentado no VII Congresso ANPCONT, ganhador do prêmio de melhor trabalho geral do congresso.

Autores:
Orleans Silva Martins
Edilson Paulo

RESUMO

O objetivo deste estudo foi analisar os reflexos dos anos pós-crise econômica de 2008/2009 (efeito tempo) e da divulgação das demonstrações contábeis (efeito divulgação) nas relações entre a assimetria de informação e as características econômico-financeiras das firmas no mercado acionário brasileiro. Para isso, a partir dos dados intradiários de negociação de 229 ações negociadas na BM&FBOVESPA, nos anos 2010 e 2011, identificou-se a probabilidade de negociação com informação privilegiada (PIN) por meio do modelo de Easley, Hvidkjaer e O’Hara (2002). Em seguida, relacionou-se a PIN com treze características econômico-financeiras das empresas que compõem o mercado de capitais brasileiro, por meio de regressões Tobit. Com base nos resultados desta pesquisa, pode-se verificar que há indícios da existência de assimetria de informação na negociação de ações no mercado brasileiro, uma vez que foi encontrada uma PIN média de 24,9% para o período investigado. Quanto às relações dessa assimetria com as características das empresas, verificou-se que o retorno, a liquidez, a volatilidade, o custo de capital e o tamanho apresentam uma relação positiva e significante, enquanto com o retorno anormal e a política de dividendos tem comportamento inverso. No que diz respeito aos efeitos tempo e divulgação dos relatórios contábeis, a variável de controle “tempo” apresentou efeito negativo e significante sobre as relações estabelecidas, indicando que os dados dos dois anos analisados possuem estabilidade estrutural diferente, enquanto a variável de controle “divulgação” apresentou efeito positivo, embora não significante.

Disponível na íntegra AQUI.

1 comentários:

Isabel Sales 20 de junho de 2013 às 23:54  

Super super parabéns!!! E submete lá ao prêmio de tese heim!? \o/

.....:::::.....

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o edital do Prêmio Capes de Tese 2013. A pré-seleção das teses a serem indicadas ao Prêmio Capes de Tese ocorrerá nos programas de pós-graduação das instituições de ensino superior que tenha tido, no mínimo, três teses de doutorado defendidas em 2012. Após a indicação da tese vencedora pela comissão de avaliação, o coordenador do programa de pós-graduação será responsável pela inscrição da tese, exclusivamente, pelo site até as 18h do dia 5 de julho de 2013.

• Ciências Humanas, Lingüística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar (Ensino), denominado "Grande Prêmio Capes de Tese Darcy Ribeiro (2013)".

http://www.capes.gov.br/premiocapesdetese

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.