Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Brasil é o País Emergente Mais Caro para Negócios

Custos para as empresas no país são apenas 7% menores do que nos EUA. China e Índia são os países mais baratos, com valores cerca de 25% menores do que nos Estados Unidos.



O Brasil é o país mais caro para se fazer negócios dentre os países emergentes e exibe custos similares aos das principais economias maduras, apontam dados de um estudo da consultoria KPMG.

"Alternativas Competitivas" compara a estrutura de custos para as empresas em 14 países, levando em conta questões tributárias, trabalhistas, aluguéis e custo de capital, entre outras.

O estudo também compara 19 setores, de manufatura de automóveis e processamento de alimentos à produção de videogame. Em todos o Brasil é o mais caro dentre os emergentes.

Tomando a estrutura de custos dos Estados Unidos como base, o estudo da consultoria mostra que, de modo geral, fazer negócios no Brasil é só 7% mais barato.

A China, país mais barato para se fazer negócios dentro do universo pesquisado, tem uma estrutura de custos 25,8% mais barata do que a dos EUA. Em seguida vêm Índia (25,3%) e México (24,53%). Só são mais caros que os EUA a Alemanha (0,1%), a Austrália (3,7%) e o Japão (9,5%).

Considerando apenas o setor automotivo, o Brasil é 5,4% mais barato do que os EUA, enquanto o México é 13% mais barato.

Em termos de impostos e tributos, o Brasil é 43% mais caro que os EUA, ficando em 11º lugar.

Para a KPMG, o fato de o Brasil ser "reconhecido como emergente" e ter custo tributário maior do que economias maduras é "um enigma".

Mas a situação brasileira é ainda pior quando se analisam incentivos tributários ou impostos sobre investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D), fundamentais para garantir a competitividade futura da indústria.

O Brasil é o país que menos oferece incentivos para P&D dentre os países pesquisados.

Considerando todos os custos envolvidos em P&D, incluindo salários de profissionais qualificados, o Brasil é o sétimo mais caro. Os dados do país foram convertidos para o dólar a R$ 1,80.  

Fonte: Folha de S.Paulo.

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.