Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

sábado, 31 de julho de 2010

Contabilidade e Eleição 1: Cartilha Apresenta Propostas para Fiscalização de Contas dos Candidatos




Candidatos e cidadãos interessados em entender melhor o universo da política eleitoral terão a oportunidade de consultar um novo manual com o passo a passo do processo eleitoral. O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançaram nesta quarta-feira (28) o livro Partidas dobradas - Eleições 2010 - contabilidade necessária, uma obra que vai orientar candidatos e eleitores na direção de uma prestação de contas transparente nas campanhas eleitorais. 
O livro, de autoria de José João Appel Matos, Bruno Mendes e Davi de Oliveira Rios, traz regras eleitorais e apresenta as respostas às principais dúvidas relativas às convenções partidárias, ao registro da candidatura, ao financiamento de campanha, à propaganda eleitoral, à fiscalização das eleições e outros aspectos desse processo. A obra mostra o que e o que não pode nas eleições e chama a atenção do eleitor para aquilo que ele deve fiscalizar.
 
"Esse livro procura ajudar na cidadania, no aperfeiçoamento do processo democrático. O candidato preocupado em acertar tem nessa obra um bom instrumento. E o cidadão comum vai compreender como se dá o processo eleitoral. Ele vai poder acompanhar esse processo, compreendendo um ambiente que se mostra muitas vezes irracional", afirma Bruno Mendes, um dos autores.
 
Segundo Mendes, o título é uma provocação e enfatiza a parte mais importante da obra, a prestação de contas. "Partidas dobradas é um método contábil que significa o óbvio: que cada débito deve corresponder a um crédito. O capítulo mais importante das eleições é o do dinheiro", conta.
 
A iniciativa de lançar o manual surgiu a partir de uma campanha do CFC e da OAB pela legalidade e a transparência nas prestações de contas das campanhas eleitorais. A obra será distribuída em palestras e seminários realizados pelas duas entidades e poderá ser acessada também no site das instituições.
 
A partir desta semana será possível baixar o manual nas páginas na internet da OAB e do Conselho de Contabilidade.
 
Fonte: Jornal de Brasília.

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.