Incerteza Política e Prêmio de Risco no Brasil
Incerteza? Risco? A "tão famosa" política brasileira teria o poder de influenciar o retorno exigido pelos investidores no mercado de capitais?
Essas foram algumas inquietações que motivaram a Talieh, o Gustavo e eu a realizarem um estudo envolvendo essas temáticas no Brasil. Durante a disciplina de Avaliação de Empresas que eu ministrei no curso de Doutorado em Administração do PPGA/UFPB, iniciamos essa discussão que originou um paper sobre o tema, que foi apresentado no XX Seminário de Administração da Universidade de São Paulo (SemeAd) e, em seguida, publicado no Journal of Financial Innovation.
É sabido que o Brasil apresenta grande incerteza política, com picos de incerteza em diversos momentos em nossa história. Se analisarmos o período de maior estabilidade econômica, após o plano Real, podemos lembrar, rapidamente, de crises no final da década de 1990, em 2002 com a sucessão presidencial, novamente em 2014 e em 2016 com o impeachment de um presidente da república.
A partir disso, fizemos uma pesquisa com o objetivo de analisar como a incerteza política afetava o prêmio pelo risco no mercado brasileiro.
Abaixo apresento um breve resumo sobre o trabalho, e o link para acesso ao artigo completo, já disponível no site do Journal of Financial Innovation em seu Early View.
Artigo: Political Uncertainty and Risk Premium in the Brazilian Stock Market
Autores: Talieh Shaikhzadeh Vahdat Ferreira, Gustavo Correia Xavier e Orleans Silva Martins
Abstract
Objetivo: Analisar como a incerteza política afeta o prêmio de risco no mercado brasileiro de capitais entre janeiro de 1996 e dezembro de 2016.
Método: Este estudo adotou o modelo econométrico proposto por Pastor e Veronesi (2013) para analisar cinco abordagens e medir o prêmio de risco no Brasil, país onde é difícil estimar um prêmio de risco histórico de forma confiável devido às suas séries históricas curtas e voláteis.
Resultados: O estudo mostra uma relação positiva e estatisticamente significativa entre incerteza política e prêmio de risco. Além disso, os resultados sugerem que o mercado brasileiro e o americano apresentam percepções diferentes sobre o efeito da incerteza política sobre o prêmio de risco.
Originalidade: A incerteza política tem recebido, recentemente, uma atenção crescente da mídia e dos acadêmicos, especialmente no Brasil. No entanto, contribuímos para este debate investigando empiricamente o efeito da incerteza política em cinco diferentes abordagens de estimativas de prêmio de risco em mercados não maduros, como o brasileiro.
Uma versão preliminar do artigo, apresentada no SemeAd, está disponível AQUI.
0 comentários:
Postar um comentário