Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

sábado, 16 de setembro de 2017

Uso de Casos de Ensino nas Aulas de Contabilidade


Uma das maiores demandas dos estudantes de diferentes instituições de ensino do Brasil é por atividades mais práticas em sala de aula. Diante disso, a Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC) têm publicado com frequência Casos de Ensino que buscam auxiliar os docentes a levarem à sala de aula atividades práticas, replicando situações vivenciadas nas empresas.

Em seu último número (v. 11, n. 3, 2017), a REPeC publicou o estudo “Liquidez ou Solvência, de Quem é a Culpa? A Análise Econômico-Financeira de uma Instituição Financeira”, de autoria de José Américo Pereira Antunes, Renata Sol Leite Ferreira da Costa e José Elias Feres de Almeida, que ilustrou o uso de conceitos associados à liquidez e à solvência para suportar a tomada de decisões estratégicas de longo prazo. Em seus resultados, o Banco Y apresentou rápido crescimento da carteira de crédito, nos últimos anos, apoiado em uma estratégia de alongamento de prazos, que não foi acompanhado na mesma proporção pelo seu patrimônio líquido, levando ao aumento da alavancagem e à compressão do capital regulamentar. Insatisfeitos, os sócios discordavam quanto às causas do insucesso: seria um problema de liquidez, consequência da estratégia de alongamento da carteira de crédito, ou seria um problema de solvência, pois, além de ilíquida, a carteira seria também inadimplente?

Convido você a realizar a leitura deste Caso de Ensino e, também, a conhecer outros Casos publicados pela REPeC, os quais podem ajudar a tornar suas aulas ainda mais interessantes.

Link do artigo: AQUI

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Siga este Blog no Google+

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.