Efeitos Crise e Divulgação sobre a Assimetria de Informação no Mercado Acionário Brasileiro
Esta pesquisa encerra o ciclo de publicações da minha tese de doutorado. Este artigo originalmente foi apresentado no VII Congresso ANPCONT, na cidade de Natal, em 2013. Naquela ocasião, este artigo foi premiado como o melhor trabalho da área de Mercado Financeiro, de Crédito e de Capitais e, ainda, como o melhor trabalho de todo o congresso.
Após uma revisão e ampliação de sua base de dados, teve seus resultados ampliados e submetido para avaliação na Revista Contabilidade Vista & Revista da UFMG, tendo sido aprovado para publicação no 2º número de 2016.
Efeitos Crise e Divulgação sobre a Assimetria de Informação no Mercado Acionário Brasileiro
Orleans Silva Martins e Edilson Paulo
Resumo
Este estudo analisou os efeitos da Crise dos Subprime e da Divulgação das Demonstrações Financeiras sobre a assimetria de informação existente no mercado acionário brasileiro. Para isso foram analisadas as negociações das ações de 164 empresas listadas na BM&FBOVESPA entre os anos de 2008 e 2012. A partir de dados intradiários de negociação foi estimada a Probability of Informed Trading (PIN), a qual foi relacionada a outras proxies para a assimetria de informação identificadas na literatura. Com base em análises de correlação, diferença de médias e regressões Tobit com dados em pooled, pode-se verificar que seus resultados ratificam evidências anteriores de relação positiva da PIN com o Risco, o Custo de Capital Próprio, a Liquidez e o Tamanho da empresa. Adicionalmente, nota-se relação positiva da PIN com o Retorno Anormal e a Volatilidade, e negativa com a Governança Corporativa e a emissão de ADR. Entre suas principais contribuições, destacam-se as evidências de que tanto a Crise quanto a Divulgação apresentam efeitos negativos e significantes sobre a assimetria de informação.
O texto completo está disponível aqui: ARTIGO
0 comentários:
Postar um comentário