Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Falhas na Contabilidade Colocam em Dúvida Modelo de Negócios da Groupon




Como presentes de Natal, alguns cupons de promoções pela internet podem ser tão populares quanto um par de meias. 

A Groupon, empresa líder entre os sites de compra coletiva que oferecem promoções pela internet, não estava preparada para a alta taxa de devoluções que registrou na temporada de Natal para ofertas mais caras, tais como cirurgia a laser para correção de miopia ou depilação a laser. Ela foi obrigada a revisar para baixo a receita e o lucro do quarto trimestre.

Os valores envolvidos foram significativos. A receita foi cortada em US$ 14,3 milhões, ou cerca de 3%. O prejuízo foi aumentado em US$ 22,6 milhões. Mas há outra grande preocupação para os acionistas — além do temor em relação à desaceleração do crescimento, a limitada oferta de ações sendo negociadas no mercado e um produto importante que não ganhou muita popularidade. A questão das devoluções indica que eles também precisam se preocupar com contabilidade da Groupon.

Na verdade, parece que a empresa vem crescendo tão depressa que seus sistemas de contabilidade não conseguem acompanhar. A firma que faz auditoria da Groupon, a Ernst & Young, citou uma "fraqueza substancial nos seus controles internos". À medida que os sistemas vão sendo atualizados, existe o risco de que outros problemas sejam descobertos.

As revisões implicam que o faturamento bruto da empresa — incluindo a cota que vai para as firmas que oferecem as promoções — cresceu a uma taxa de apenas 6% no quarto trimestre em comparação com o terceiro. Esse resultado ficou bem abaixo dos 25% de crescimento trimestre a trimestre no período anterior.

Outra preocupação é que o Groupon Now, produto que oferece promoções aos usuários em celulares ou tablets, não decolou. O produto deveria mostrar o valor da maior escala que a Groupon tem em relação às rivais.

O próximo bicho-papão que vem chegando é o vencimento do período de bloqueio no qual os funcionários da empresa não podem vender suas ações. O período vai expirar no início de maio. Considerando a limitada oferta de ações vendidas durante a oferta pública inicial, é possível que haja um grande excesso de vendedores para se enfrentar.

Fonte: The Wall Street Journal.

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.