Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Gerenciamento de Resultados, ou de Valor?

Será que uma simples provisão contábil teria o poder de afetar o Valor de uma empresa?

E no caso dos bancos, que dependem de crédito para rentabilizar suas operações em ambientes de maior/menor risco, as decisões discricionárias dos gestores podem afetar o Valor?

Isto pode ser chamado de Gerenciamento de Resultados (ou Earnings Management).

Eu tenho estudado esse fenômeno na academia há alguns anos, e recente o caso de uma das empresas que eu invisto me chamou a atenção.

Ontem, dia 05/08/2019, o Banco ABC divulgou seu resultado do trimestre 2T19 e reportou um Lucro Líquido de R$ 125,2 milhões, montante acima das expectativas de uma famosa casa de análise, que destacou em seu relatório pós-resultado que o fraco desempenho das Receitas de Intermediação Financeira do banco havia sido compensado pela redução da Provisão para Crédito de Liquidação Duvidosa (PCLD ou PDD). Será? Como assim?

O Banco ABC é reconhecido como um banco médio com resultados mais previsíveis, poucas surpresas, com spread fortemente ligado à Selic. Como seu principal negócio é crédito, em ambiente de maior incerteza sua PDD tende a aumentar, com a redução do risco, há menor PDD.

Bem, é fato que o ambiente atualmente no Brasil tem se tornado mais favorável aos negócios. O Bacen acabou de reduzir a taxa Selic de 6,5% a.a. para 6,0% a.a. Por um lado, isso pressiona as receitas do Banco ABC, que é tipicamente um banco de crédito para empresas, mas, por outro lado, favorece o ambiente de negócios ao baratear o crédito para a produção de bens e serviços na economia. Mas a PDD não está relacionada apenas ao risco atual, a partir desta redução de taxa, ela reflete o risco de inadimplência enfrentado pelo banco entre abril e junho de 2019, antes dessa mudança na economia, e antes da aprovação da Reforma da Previdência.

Como essa provisão depende da estimativas contábeis, sujeitas a gerenciamento, fiquei curioso em analisá-las. Olhando para o histórico do banco nos últimos 22 trimestres (Gráfico 1), é possível ver algum tipo de "padrão" de maiores provisões no início dos anos.


Para melhorar o olhar, calculei as médias percentuais por cada trimestre, seja PDD/Receita ou PDD/Lucro. No Gráfico 2 coloco até uma linha de tendência. Nos dois casos, vemos uma tendência de maior PDD nos primeiros trimestres, reduzindo-se nos últimos. Especialmente quando a ponderação é feita pela Receita, que é menos passível de manipulação.


Olhando ano-a-ano, o "efeito gerenciamento" some. Mas dentro dos anos, tal efeito parece presente. Portanto, decisões de investimento ou Valuation com base em dados trimestrais necessitam de cuidadosa análise, nesse sentido, pois PDD afeta os fluxos de caixa esperados.

Não é meu objetivo afirmar se há, de fato, manipulação de resultados ou não nessa empresa. Meu único objetivo aqui é lançar um olhar didático sobre o fenômeno, que se repete em outras empresas.

Os famosos "accruals" (acumulações) estão aí.

Isso é Contabilidade!

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.