Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Disclosure na Internet, Risco e Retorno em Empresas na América-Latina


No segundo número de 2017 da Revista de Administração Mackenzie (RAM), a Talieh Ferreira e Eu tivemos a oportunidade de publicar o artigo fruto de sua dissertação de mestrado, sob minha orientação, cujo título apresento abaixo.


ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE DISCLOSURE NA INTERNET, RISCO E RETORNO EM COMPANHIAS LATINO-AMERICANAS.

Talieh Shaikhzadeh Vahdat Ferreira
Orleans Silva Martins

O trabalho faz uma análise nos principais mercados de capitais da América Latina buscando relacionar o volume de informações disponibilizadas pelas empresas em seus sites, com seus riscos e retornos no mercado. Abaixo detalho as principais informações da pesquisa, e disponibilizo o link para acesso gratuito ao artigo completo.

Objetivo: 
Este estudo buscou analisar as relações entre a disclosure de informações divulgadas na internet, o risco de informação e o retorno das empresas na América Latina.

Originalidade/lacuna/relevância/implicações:
Este estudo se diferencia dos anteriores já que preenche uma lacuna na literatura ao relacionar uma medida de disclosure na internet com o risco e o retorno das empresas na América Latina, uma vez que nessa literatura só é possível identificar estudos que analisam tais variáveis de forma independente ou com relação a outros fatores.

Principais aspectos metodológicos:
A amostra contou com 758 empresas listadas nas quatro principais bolsas latino-americanas (Argentina, Chile, Brasil e México) que tiveram seu nível de disclosure quantificado e verificadas as relações com o risco e o retorno por meio de regressões Tobit.

Síntese dos principais resultados:
Os resultados evidenciam que é possível observar que a emissão de ADR, o tamanho e a liquidez afetam as relações entre disclosure, risco e retorno. Ainda, que a disclosure na região tem avançado ao longo dos anos, com destaque para o Brasil. Porém, não foram identificadas diferenças significantes entre os países, ao ponto de impactar as relações com o risco e o retorno das empresas.

Principais considerações/conclusões:
Suas principais contribuições são a ampliação das evidências sobre essas variáveis, relacionando-as entre si em mercados emergentes.

Keywords: Disclosure; Índice; Informação; Mercado de capitais; América Latina.

Referência:
FERREIRA, TALIEH SHAIKHZADEH VAHDAT; MARTINS, ORLEANS SILVA. ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE DISCLOSURE NA INTERNET, RISCO E RETORNO EM COMPANHIAS LATINO-AMERICANAS. Rev. Adm. Mackenzie [online]. 2017, vol.18, n.2, pp.154-183. ISSN 1678-6971.
http://dx.doi.org/10.1590/1678-69712016/administracao.v18n2p154-183.

Disponível AQUI.

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.