Executivos do Lehman Brothers Manipularam Dados Contábeis, diz Relatório
O tribunal de falências que atua no caso do banco Lehman Brothers – a maior falência da história do setor bancário dos Estados Unidos – divulgou relatório apontando que executivos da instituição financeira manipularam dados de balanços, retiveram informações que deveriam ser expostas ao conselho e inflaram o valor de ativos tóxicos ligados ao setor imobiliário, informa o jornal The Wall Street Journal.
O relatório diz que o Lehman “desconsiderou ou ignorou” seus controles de risco mesmo quando os mercados de crédito e imóveis mostravam sinais de tensão, relata o WSJ.
Em maio do ano passado, um executivo teria alertado a cúpula do banco de potenciais irregularidades nas contas, o que, segundo o relatório, foi ignorado pelos auditores do Lehman, a empresa Ernst & Young.
As alegações do relatório podem impulsionar investigações criminais e civis sobre o banco e seus executivos, afirma o jornal. O Lehman Brothers tinha 158 anos e quebrou em setembro de 2008, sendo considerado um estopim para o estouro da crise financeira internacional.
Artifícios contábeis
O jornal Financial Times observa que o relatório aponta inclusive o então presidente do banco, Dick Fuld, como uma das pessoas que aprovaram “demonstrações financeiras enganosas” e fizeram uso de “artifícios contábeis” para maquiar os resultados.
O documento diz que foi usado um mecanismo com o único propósito de reduzir o nível de alavancagem (espécie de endividamento) nos balanços, fazendo o banco parecer mais saudável.
A autoria Ernst & Young, por sua vez, falhou em “questionar e desafiar divulgações impróprias ou inadequadas”.
O advogado do ex-presidente do banco afirmou, por escrito: “Fuld não sabia o que eram essas transações – ele não as estrutura nem as negocia, nem estava a par desses trâmites contábeis”.
Fonte: O Estadão.
1 comentários:
Oi Orleans,
Excelente postagem, assim como o blog, que sempre acompanho, embora nem sempre me manifeste nos comentários.
Grande abraço, Sabrina.
Postar um comentário