Informações sobre Contabilidade, Atuária, Economia e Finanças.

sábado, 11 de julho de 2009

GM Completa Saída da Concordata


Depois de 40 dias sob proteção judicial e com ajuda do governo americano, montadora se prepara para voltar ao mercado

A nova GM completou nesta sexta-feira (10) a saída do Capítulo 11 da Lei das Falências americana depois de 40 sob proteção judicial. Em encontro com a imprensa em Detroit, sede da montadora, o presidente da GM Fritz Henderson anunciou o nascimento da "nova GM" -- batizada de General Motors Company (GMC) --, compromissada com ações rápidas e novo foco nos consumidores.

"Hoje é o um novo começo para a General Motors, um dia que permitirá a cada funcionário, incluindo a mim, voltar aos negócios de projetos, construção e vendas de grandes carros para servir às necessidades de nossos consumidores", disse ele em comunicado à imprensa.

Ainda neste mês, o governo americano, que terá 60% das ações da GM em troca do dinheiro investido na empresa, deve nomear mais quatro diretores que completarão o quadro total de 13. O Canadá, que deu à empresa 9 bilhões de dólares, deterá 12% da companhia e nomeará um diretor.

As chances de uma reviravolta sustentada se concentram exatamente na reestruturação da diretoria da empresa, especialmente no novo presidente Edward E. Whitacre Jr. O ex-executivo da AT&T, foi escolhido pelo governo americano, que aposta em sua administração para levar a GM a uma posição confortável no mercado.

Whitacre se encontrou com Henderson em Detroit nesta quinta-feira (9), além de outros executivos, para "acertar o tom" da nova administração. A primeira reunião oficial da diretoria da nova GM está agendada para o início de agosto.

A empresa deixa uma concordata de 48 bilhões de dólares em dívidas. Quando entrou com o pedido de falência, em 1º de junho, o valor era de 176 bilhões de dólares. A nova GM trabalhará apenas com quatro marcas -- Chevrolet, Cadillac, Buick e GMC – e deve vender ou fechar a Hummer, Saturn, Saab e Pontiac. Até o final do ano, a montadora espera ter 68 500 funcionários, contra os 91 000 no final de 2008.

*As informações são do Wall Street Journal

Fonte: Portal Exame.

0 comentários:

Postar um comentário

Indicadores de Câmbio

Indicadores de Juros

Indicadores de Inflação

Siga este Blog

Número de Visitas

Indique Este Blog

CLIQUE AQUI!
Orleans Silva Martins. Tecnologia do Blogger.